YORÙBÁIANO:
MODOS DE LIDAR COM HERANÇAS E PROJETAR O FUTURO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63200Palavras-chave:
Ayrson Heraclito, Orixás, Bahia, Arte Contemporânea, Arte AfrobrasileiraResumo
Lidando com elementos naturais, como, o açúcar, a carne de charque e o dendê, Ayrson Heráclito, artista baiano, cuja trajetória se inicia nos anos 1990, revisou os traumas de um passado colonialista do Brasil. Contudo, esses mesmos elementos, hoje, adquirem amplas usos em uma penetração nacional e internacional que envolve práticas culturais, comidas típicas, rituais religiosos. A exposição Yorùbáiano, individual do artista, aborda os traumas coloniais nos propondo consciência e projetando ritos curativos. Heráclito, de outro modo, cria diálogos contemporâneos com tradições que atravessam a própria arte e a história da arte. Performances, instalações, esculturas, objetos, vídeos e fotografias ampliam os muitos sentidos da arte, propondo-nos uma espécie de encantamento dos museus. Sabemos que os museus nasceram como baús de curiosidades e, parte daquelas coleções, se destinava a apresentar peças apropriadas de culturas africanas. Com isso, um passado nefasto criou hiatos entre populações de ascendência africana que viram suas tradições serem apropriadas por uma Europa branca e racista. Yorùbáiano enfrenta muitas dessas questões revisitando assuntos, como, a cosmovisão das tradições yorubanas, assumindo que, no Brasil, revimos as heranças nigerianas inventando ritos, danças, joalherias, que ora lidam com a ideia de orgulho e amor próprio, ora conecta ancestralidades com práticas curativas.
Downloads
Referências
IMAGINATUR GRUPO DE PESQUISA ECA USP. Encontros Imaginatur - Ayrson Heráclito. YouTube, 27 de Set. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MIXwhFHlcUo. Acesso em 12 de Junho de 2022.
LOVEJOY, Paul. The Yoruba Factor… In: Childs, Matt, D. and Falola Toyin (ed.) The Yoruba diaspora in the Atlantic World. Indiana: Indiana University Press, 2004.
OYěWùMÍ, Oyèrónke. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
THOMPSON, Robert Farris. Flash of the spirit: African and afro-american art and philosophy. New York: Vinages books, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcelo Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).