A PIEDADE EPICUREIA:
“DIVINDADES EXISTEM, MAS NÃO CONVÉM MANIPULÁ-LAS!”
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i3.64314Palavras-chave:
Filosofia, Gregos, DevoçãoResumo
Neste artigo, tem-se como objetivo, com base em um estudo da Carta a Meneceu, descrever que entende Epicuro por eusébeia. Diógenes Laercio em Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres traduziu textos que aqui estaremos estudando para, então, dar conta da proposta do artigo. De modo específico, sua doutrina acerca dos átomos está bem fundamentada para assim entender sua filosofia acerca dos deuses. Trata-se de uma pesquisa de base bibliográfica, caracterizando esse trabalho como uma revisão de literatura. Está desenvolvido a partir de dois momentos, a saber, sobre a vida sábia e sobre a piedade para o filósofo. No que diz respeito à vida sábia, temos o apego no jardim à amizade e a sabedoria. A prática da filosofia. A segunda parte trabalha a ideia de que Epicuro ensina a não temer os deuses. Diante dessas apresentações é possível concluir que a devoção aos deuses está intimamente relacionada à práxis de um filósofo, ou seja, a vida feliz.
Downloads
Referências
ARISTOTELES. Retórica das paixões. Tradução de Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo: 2000.
CARTA A MENECEU. In: LAÉRCIO, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres – Livro X – Epicuro. Introdução, tradução e notas de Lúcio Jakobsmuschel. Montecristo, 2020.
EPICURO. Sentenças Vaticanas. Tradução de Nasser Kassem Hammad. Dísponivel em: www.yumpu.com/pt/document/view/12792383/sentencas-vaticanas-traducao-. Acesso em: 16 ago. 2022.
EPISTOLA A HERODOTO. In: LAÉRCIO, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres – Livro X – Epicuro. Introdução, tradução e notas de Lúcio Jakobsmuschel. Montecristo, 2020.
EXPOSIÇÃO DA DOUTRINA DE EPICURO. In: LAÉRCIO, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres – Livro X – Epicuro. Introdução, tradução e notas de Lúcio Jakobsmuschel. Montecristo, 2020.
GOMES, Táuria Oliveira. A ética de Epicuro: um estudo da Carta a Meneceu. Revista eletrônica Print By UFSJ, n. 5, p. 147-162, 2003.
MAFFEZZOLLI, Marcone de Oliveira. O sentido da pragmateía epicurista. 2020. Tese (Doutorado) – Curso de Filosofia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
MÁXIMAS PRINCIPAIS. In: LAÉRCIO, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres – Livro X – Epicuro. Introdução, tradução e notas de Lúcio Jakobsmuschel. Montecristo, 2020.
ROCHA, Gabriel Rodrigues. A filosofia como construção de si: Epicuro, o filósofo do jardim. Revista Reflexões, v.4, n. 4, p. 49-64. 2014.
SILVA, Markus Figueira. Sobre o estilo epistolar e aforismático de Epicuro. Kléos, n. 19, p. 247-258. 2015.
SILVA, Talita Nunes. Eusébeia: um valor do ‘sistema de conduta’ anteniense (V século a.C). Phoînix, v. 23, n. 1, p.108-123. 2017.
SOBRE A CONDUTA DE VIDA DO SÁBIO. In: LAÉRCIO, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres – Livro X – Epicuro. Introdução, tradução e notas de Lúcio Jakobsmuschel. Montecristo, 2020.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e religião na Grécia antiga. Tradução de Joana Angélica D’Avila Melo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcel Alcleante Alexandre de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).