ATUALIZAÇÃO CRÍTICA E EXPERIÊNCIA:
UMA LEITURA DE MICHEL FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i3.64416Palavras-chave:
Michel Foucault, Kant, Atualidade, Crítica, ExperiênciaResumo
Tomando como ponto de partida as tópicas suscitadas pela aula inaugural de Michel Foucault de 1983 no Collège de France, o presente artigo almeja elucidar, através da leitura de Kant empreendida pelo filósofo francês, os contornos de dois procedimentos estabelecidos por ele: (i) realizar uma leitura de conjunto de seu próprio itinerário intelectual e, dessa forma, situar-se no panorama filosófico contemporâneo; (ii) alinhavar questões centrais a seu pensamento tais como: as correlações entre filosofia e atualidade, entre ética e política, entre crítica e história, entre diagnóstico e transformação do presente. Procuraremos analisar e desenvolver esses procedimentos em três momentos. A saber, a compreensão da prática filosófica como modo de pertencimento e atuação histórica do filósofo em sua atualidade, o que implica um constante trabalho de atualização crítica. Num segundo momento, enfatizaremos a vertente ético-política dessa atitude filosófica. Por fim, trataremos de desenvolver a noção de atualização crítica em sua imbricação com a história no que tange à experiência atual do que somos – individual e coletivamente – e à possibilidade de abertura a experiências modificadoras na atualidade, da atualidade. Nesse intuito, tangenciaremos dois registros fundamentais dessa abertura: a experiência do Grupo de Informação sobre as Prisões (GIP) e a noção de “livro-experiência”.
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