O NOVO HUMANISMO:
FRANTZ FANON E A LUTA ANTICOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i3.64979Palavras-chave:
descolonização, violência, colonialismo, terceiro mundoResumo
O presente artigo almeja mostrar a contemporaneidade do pensamento descolonial de Frantz Fanon, sua relevância para a crítica a colonialidade. A Guerra da Argélia serviu de mote para Fanon refletir sobre as etapas de descolonização, a maneira como o colonizado só se liberta da letargia, da contemplação de seu corpo violentado e silenciado pelo ciclo de brutalidade colonial, quando autoconstitui-se como sujeito de um processo histórico pela ação.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. On Violence. Nova Iorque: Harcourt Brace Jovanovich, 1970.
BALLESTRIN, Luciana. “América Latina e o giro decolonial”. In: Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, 2013.
DORLIN, Elsa. Autodefesa, uma filosofia da violência. Trad. Jamile P. Dias & Raquel Camargo. São Paulo: Ubu, Crocodilo, 2020.
FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Trad. Sebastião Nascimento. São Paulo: Ubu, 2020.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Trad. Ligia F. Ferreira & Regina S. Campos. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
FANON, Frantz. Escritos Políticos. São Paulo: Boitempo, 2021.
FAUSTINO, Deivison. “Prefácio”. In: Fanon, Frantz. Escritos Políticos. São Paulo: Boitempo, 2021.
FAUSTINO, Deivison. “Por que Fanon, por que agora?”, Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil. Tese de doutorado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, 2015.
SARTRE, Jean-Paul. “Prefácio”. In: Fanon, Fratz. Os condenados da terra. Trad. Ligia F. Ferreira & Regina S. Campos. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
Downloads
Publicado
Versões
- 03-02-2023 (2)
- 31-12-2022 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 SUSANA VIEIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).