RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS E ÉTICA DA ALTERIDADE EM EMMANUEL LÉVINAS

Autores

  • Fernando de Almeida Silva SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - BAHIA https://orcid.org/0000-0002-4826-350X
  • Cristiane de Magalhães Porto UNIVERSIDADE TIRADENTES - SE

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i1.65607

Palavras-chave:

Relações intersubjetivas, Ética da alteridade, Emmanuel Lévinas

Resumo

O filósofo da alteridade, como é conhecido Emmanuel Lévinas (1906-1995), propõe realizar a passagem do dever abstrato às relações intersubjetivas que se efetivam temporalmente de forma concreta, uma objetividade de Outrem que, paradoxalmente, não se objetiva; ao contrário, extravasa-se infinitamente. Pensar a ética da alteridade em Lévinas corresponde discutir a descoberta e o reconhecimento do outro no horizonte ético; nesta perspectiva, o artigo tem como objetivo indicar relações intersubjetivas que contemplem a ética da alteridade presentes na filosofia levinasiana. A opção metodológica, enquanto pesquisa qualitativa, consiste em fazer uma revisão narrativa de literatura (método bibliográfico) nas obras do autor (Totalidade e Infinito – 1980; Humanismo do outro homem – 1993; Entre Nós: ensaios sobre a alteridade – 2010; Quatro leituras talmúdicas - 2017) e de seus comentadores, atentando para um modelo de pensamento diverso da racionalidade ocidental. A título de conclusão, é possível dizer o humano para além do ser, instaurando-o como lócus de inteligibilidade e sentido, por meio de relações intersubjetivas de natureza ética, cuja alteridade evoca responsabilidade e cuidado para com o ‘absolutamente outro’.

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Biografia do Autor

Fernando de Almeida Silva, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - BAHIA

Fernando de Almeida Silva - Graduado em Filosofia, com habilitação curricular em História e Psicologia (1999), pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador - Salvador/BA (2019). Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional (2009), Gestão e Supervisão Escolar (2009) e Gestão Educacional (2012). Professor de Filosofia na rede estadual de ensino da Bahia e de História na rede municipal de ensino de Jaguaquara – BA (atual). Membro associado do Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos (registro 96-2021). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura – GETIC/UNIT/CNPq. Doutorando em Educação na Universidade Tiradentes – PPED/UNIT/Aracaju – SE (2021), com a seguinte pesquisa “Intersubjetividade e Processos Educativos: um encontro entre Emmanuel Lévinas e Paulo Freire”. Orientadora: Profa. Dra. Cristiane de Magalhães Porto. https://orcid.org/0000-0002-4826-350X   http://lattes.cnpq.br/3600266496028026.

 

Cristiane de Magalhães Porto, UNIVERSIDADE TIRADENTES - SE

Cristiane de Magalhães Porto – Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Letras e Linguística pela mesma Instituição. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2 e faz parte do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq (2018-2021), onde atou como coordenadora Comitê (2020-2021). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIT). Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE (2022-2024). Líder do Grupo de pesquisa: Educação, Tecnologia da In- formação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (UFBA/CNPq). Atualmente está com pós-doutorado em andamento (FACED/UFBA). E-mail: crismporto@gmail.com

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Publicado

30-04-2023

Edição

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Artigos