ALÉM DO PARADIGMA (SOBRE O LEGADO DE THOMAS KUHN), DE NABIL ARAÚJO (RIO DE JANEIRO: EDUERJ, 2023)
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i4.65646Palavras-chave:
paradigma, teoria, historiografiaResumo
Com Além do paradigma (Sobre o legado de Thomas Kuhn), Nabil Araújo empreende uma contribuição teórica sobre a produção de saber no âmbito da Universidade. “Além” aqui, “além do paradigma”, fornece uma tripla chave de leitura. Primeiramente trata-se de um estudo “sobre o legado de Thomas Kuhn” e seu Structure of Scientific Revolutions (1962) em amplo sentido, pensando o lugar do “paradigma” no edifício conceitual da historiografia da ciência. No segundo sentido, “além” indica algo da posição do próprio Thomas Kuhn relativa a um legado como ele não quis que fosse o seu, nos seus dizeres, decorrente da “plasticidade excessiva” da palavra “paradigma”. Essa excessiva plasticidade, que provoca uma “perda de controle”, como Araújo lembra, no entanto, pode ser pensada como mais-valia da reflexão kuhniana. Nesse sentido, um terceiro “além” é performado, produzido pela própria obra, conforme Araújo busca situar as observações de Kuhn no sentido de uma abertura. O que se visa é, como propõe o autor, “uma visão verdadeiramente renovada da função da historiografia colocada em jogo em Structure”.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Nabil. Além do paradigma (Sobre o legado de Thomas Kuhn). Rio de Janeiro: Eduerj, 2023.
ARAÚJO, Nabil. O evento comparatista: da morte da literatura comparada ao nascimento da crítica. Londrina: Eduel, 2019.
ARAÚJO, Nabil. Teoria da Literatura e História da Crítica: Momentos Decisivos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2020.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Matheus Barbosa Morais de Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).