AS CONCEPÇÕES DE JEAN LADRIÈRE A RESPEITO DOS PARADIGMAS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE THOMAS KUHN
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i4.66014Palavras-chave:
Thomas Kuhn, Jean Ladrière, filosofia da ciênciaResumo
Este artigo irá tratar dos conceitos de paradigma a partir da visão de Jean Ladrière, primeiramente iremos abordar de uma forma panorâmica a visão de Thomas Kuhn e suas principais concepções a respeito do tema, seguidamente apresentaremos o pensamento do Ladrière, partindo de um conjunto de ideias e perguntas apresentadas pelo autor. Mostraremos os pontos de convergência entre ambos, como também as divergências, principalmente naquilo que toca a história da ciência que é ponto de partida para todo pensamento kuhniano. Ladrière mostrará que uma história descontinuada pode ser superada pela dialética.
Downloads
Referências
KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1962.
KUHN, Thomas. S. Lógica da descoberta ou psicologia da pesquisa? In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A., Criticism and the growth of knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 1970.
KUHN, Thomas. S. Reflexões sobre os meus críticos. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979.
LADRIÈRE, Jean. Filosofia e práxis científica. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1978.
LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Allan. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1970.
MASTERMAN, M. A natureza de um paradigma. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo, Cultrix, 1979.
OSTERMANN, Fernanda. A epistemologia de Kuhn. Caderno Catarinense de Ensino de Física., v. 13, n. 3, p.184-196, dez. 1996.
POPPER, Karl. A ciência normal e seus perigos. In: LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Allan. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1970.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maycon Silva Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).