AS CONCEPÇÕES DE JEAN LADRIÈRE A RESPEITO DOS PARADIGMAS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE THOMAS KUHN

Autores

  • Maycon Silva Santos Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i4.66014

Palavras-chave:

Thomas Kuhn, Jean Ladrière, filosofia da ciência

Resumo

Este artigo irá tratar dos conceitos de paradigma a partir da visão de Jean Ladrière, primeiramente iremos abordar de uma forma panorâmica a visão de Thomas Kuhn e suas principais concepções a respeito do tema, seguidamente apresentaremos o pensamento do Ladrière, partindo de um conjunto de ideias e perguntas apresentadas pelo autor. Mostraremos os pontos de convergência entre ambos, como também as divergências, principalmente naquilo que toca a história da ciência que é ponto de partida para todo pensamento kuhniano. Ladrière mostrará que uma história descontinuada pode ser superada pela dialética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1962.

KUHN, Thomas. S. Lógica da descoberta ou psicologia da pesquisa? In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A., Criticism and the growth of knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 1970.

KUHN, Thomas. S. Reflexões sobre os meus críticos. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979.

LADRIÈRE, Jean. Filosofia e práxis científica. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1978.

LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Allan. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1970.

MASTERMAN, M. A natureza de um paradigma. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo, Cultrix, 1979.

OSTERMANN, Fernanda. A epistemologia de Kuhn. Caderno Catarinense de Ensino de Física., v. 13, n. 3, p.184-196, dez. 1996.

POPPER, Karl. A ciência normal e seus perigos. In: LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Allan. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1970.

Downloads

Publicado

10-11-2023