THOMAS KUHN, UMA BREVE CRÔNICA DE SUA TRAJETÓRIA E DE SEUS PARADIGMAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i4.66819Palavras-chave:
educação e ciência, paradigmas, história oral, transversalidade entre temas e paradigmas, transferência de conceitos entre áreasResumo
A exploração de novos aspectos sobre um autor e obra tão amplamente discutida, necessita inicialmente de uma declaração de ponto de vista para a discussão. Na perspectiva de um observador alheio ao conjunto mais próximo da filosofia e da história, discuto alguns marcos da trajetória de Thomas Kuhn, desde seus estudos de física até a prática de história oral. Concentrando-me em parte em um relato autobiográfico, levanto a importância do Kuhn educador na sua trajetória. Os pontos levantados por ele seguem sem respostas adequadas compartilhadas pela academia. Por outro lado, pistas em entrevistas conduzidas por ele em seu projeto de história oral, sugere a relevância do ambiente em que se formou como físico para a ideia de paradigma. Thomas Kuhn abriu um caminho de diálogo entre filosofia e história da ciência, utilizado por contemporâneos de maneira independente, e a ideia de paradigma é brevemente comparada a outra, a da análise temática, aludindo a possíveis sobreposições. Por fim, veremos exemplos em que, tanto a ideia de paradigma, quanto a estrutura das revoluções científicas escaparam de suas áreas de origem para influenciar várias outras sem a menor chance de controle sobre esse movimento.
Downloads
Referências
BARBOSA, J. Themata e paradigmas: dois conceitos epistemológicos distintos, mas com relações. Aufklärung, João Pessoa, v. 7, n. 3, p. 33-42, set./dez., 2020.
BARRA, E. S. O. A função do dogma na investigação científica: apresentação. Traduzindo: textos filosóficos na sala de aula, Curitiba, UFPR-SCHLA, 2012.
DOEL, R. E. Oral history of american science: a forty-year review. Hist. Sci., Science History Publications, xli, p. 349-378, 2003.
FEJERSKOV, O. Changing paradigms in concepts on dental caries: consequences for oral health care. Caries Res., n. 38, p. 182-191, 2004.
HOLTON, G. Subelectrons, presuppositions, and the Milllikan-Ehrenhaft dispute, Historical Studies in the Physical Sciences, v. 9, p. 161-224, 1978.
HUFBAUER, K. From student of physics to historian of science: T. S. Kuhn´s Education and Early Carreer, 1940-1958. Phys. Perspect., Springer Basel AG, v. 14, p. 421-470, 2012. DOI: 10.1007/s00016-012-0098-5. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00016-012-0098-5.
LI, M.; ZENG, Z.; WANG, Y. An innovative car sharing technological paradigm towards sustainable mobility. Journal of Cleaner Production, v. 288, e: 125626, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Peter Schulz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).