MEIOS DE COMUNICAÇÃO E ACELERAÇÃO SOCIAL:

RELAÇÕES ENTRE AS TRANSFORMAÇÕES DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A PERCEPÇÃO DO TEMPO NA HIPERMODERNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i2.69695

Palavras-chave:

Meios de comunicação, Aceleração social, Hipermodernidade

Resumo

Pretende-se neste artigo, discutir sobre a relação do uso dos meios de comunicação e a produção de uma aceleração social na Hipermodernidade. Esse debate será baseado em duas frentes, a teoria dos meios de Marshall Mcluhan e as questões sobre aceleração social de Hartmut Rosa. Partindo dessas teorias, busca-se entender como o uso dos meios de comunicação afeta a percepção do tempo do humano hipermoderno. Trata-se, então, de fazer uma revisão bibliográfica de conceitos e uma pesquisa exploratória dessas duas frentes de pensamento, para verificar as relações entre os meios de comunicação e a aceleração, partindo-se da hipótese de que o uso desses meios afeta a percepção do tempo na Hipermodernidade. Justifica-se esse cruzamento teórico entre a teoria dos meios de Mcluhan e o conceito de aceleração apresentado por Rosa, pois essa visão pode servir para analisar diversos fenômenos sociais que se destacam na sociedade hipermoderna, tendo em vista que aproxima a questão da percepção do tempo, com a questão das transformações causadas pelo uso dos meios de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricio Dugnani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor e tutor de pesquisa do Centro de Comunicação e Letras - CCL da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Mestre em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp. Professor nas áreas de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Artes do Colégio Giordano Bruno. Pesquisador dos grupos de pesquisa Linguagens e Narrativas Interculturais (CNPQ) e Linguagem, Sociedade e Identidade: estudos sobre a mídia - LISEM - (CNPQ), da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador e Autor de livros, capítulos, artigos científicos com os seguintes temas: Comunicação, Meios de Comunicação, Artes, Semiótica, Cultura, Interculturalidade, Pós-modernidade, Hipermodernidade, Globalização, Barroco, Azulejaria. Livros publicados: A Herança Simbólica na Azulejaria Barroca (2012), O Livro dos Labirintos (2004). Autor e Ilustrador de livros infantis com os seguintes títulos: Ovelhas e Lobos (2002), Beleléu (2003/ PNLD 2004), O Seu Lugar (2005/ PNLD 2006), Um Mundo Melhor (2006), Beleléu e os Números (2009), Beleléu e as Cores (2010), Beleléu e as Formas (2011), Beleléu e as Palavras (2014), O que é preciso para voar (2020). 

Referências

BAUMAN, Z. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar. 2017.

BERNARDINO, L. G., OLIVEIRA, F. S. de, MORAES, R. de. O papel da emoção na percepção de tempo. Uma revisão sistemática do estado da arte. Cérebro & Mente: Interações, v. 14 n. 3. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/30383.

COELHO, J. T. Semiótica, Informação e Comunicação. São Paulo: Perspectiva. 2012.

DUGNANI, P. Seriado e Aceleração: Compressão do espaço e tempo na Hipermodernidade: Série e Aceleração: Compressão do Espaço e do Tempo na Hipermodernidade. Razão e Palavra, [S. l.] , v. 27, não. 116, pág. 119–131, 2023. DOI: 10.26807/rp.v27i116.2002. Disponível em: https://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/2002.

DUGNANI, P. Hipermodernidade e a desaceleração do ritmo de vida provocada pela pandemia de Covid-19. Revista Comunicação & Inovação, v. 21 n. 47. 2020. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7117/3190.

DUGNANI, P. Visões do Tempo: reflexões sobre as representações do tempo. Revista Brasileira de História da Mídia, VOL. 8 | No 2 | jul./dez. 2019. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/9266.

FILGUEIRAS, A. e STULTS-KOLEHMAINEN, M. The Relationship Between Behavioural and Psychosocial Factors Among Brazilians in Quarantine Due to COVID-19. 2020. Disponível: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3566245.

FIORIN, J. L. As Astúcias da Enunciação. São Paulo: Ática, 1996.

LIPOVETSKY. G. Felicidade Paradoxal. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MATOS, O. Tempo sem Experiência. Território do Conhecimento. Youtube. 2007. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pVXl6c_MiAM&t=1880s.

MCLUHAN, M. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. Cultrix: São Paulo, 2016.

ROSA, H. Aceleração e Alienação. Vozes: Petrópolis, 2022.

ROSA, H. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade. São Paulo: Unesp, 2019.

Downloads

Publicado

30-10-2024

Edição

Seção

Artigos