MEIOS DE COMUNICAÇÃO E ACELERAÇÃO SOCIAL:
RELAÇÕES ENTRE AS TRANSFORMAÇÕES DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A PERCEPÇÃO DO TEMPO NA HIPERMODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i2.69695Palavras-chave:
Meios de comunicação, Aceleração social, HipermodernidadeResumo
Pretende-se neste artigo, discutir sobre a relação do uso dos meios de comunicação e a produção de uma aceleração social na Hipermodernidade. Esse debate será baseado em duas frentes, a teoria dos meios de Marshall Mcluhan e as questões sobre aceleração social de Hartmut Rosa. Partindo dessas teorias, busca-se entender como o uso dos meios de comunicação afeta a percepção do tempo do humano hipermoderno. Trata-se, então, de fazer uma revisão bibliográfica de conceitos e uma pesquisa exploratória dessas duas frentes de pensamento, para verificar as relações entre os meios de comunicação e a aceleração, partindo-se da hipótese de que o uso desses meios afeta a percepção do tempo na Hipermodernidade. Justifica-se esse cruzamento teórico entre a teoria dos meios de Mcluhan e o conceito de aceleração apresentado por Rosa, pois essa visão pode servir para analisar diversos fenômenos sociais que se destacam na sociedade hipermoderna, tendo em vista que aproxima a questão da percepção do tempo, com a questão das transformações causadas pelo uso dos meios de comunicação.
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