OS CAMINHOS PARA A BIOPOLÍTICA NO NEOLIBERALISMO:
ACONTECIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i2.69740Palavras-chave:
Tecnologias de Poder, Biopoder, Biopolítica, NeoliberalismoResumo
Sabe-se que ao longo de seus estudos, Michel Foucault analisou quais eram as formas possíveis de sujeição. Para isso, o autor pesquisou o corpo social e as diferentes tecnologias de poder, formando uma grade complexa de transformações sociais nas artes de se governar. Assim, tem-se como objetivo deste artigo descrever o caminho para o conceito da biopolítica foucaultiana e sua instalação no neoliberalismo em acontecimentos sociais contemporâneos. Para isso, desenvolvemos esse estudo que engloba construções conceituais de Michel Foucault que foram ao longo dos anos sendo imbricadas umas as outras, porém nunca substituídas. Isto é, relatamos sobre o poder pastoral, régio, disciplinar, a governamentalidade e as artes de governar liberais e neoliberais, finalizando com a biopolítica e os acontecimentos contemporâneos. Pretende-se com esse estudo, contribuir com as pesquisas na área da filosofia da diferença, assim como introduzir formas possíveis de construir um pensamento a partir do referencial teórico em Foucault para leitores iniciantes.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978. 270 p.
CONCEIÇÃO, B.S. Práticas Discursivas sobre a surdez e a Educação Infantil: Diálogo com familiares. 2019. 160 f. Dissertação – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
CONCEIÇÃO-DE ANDRADE. Regimes de verdade em territórios surdos: mídias sociais como dispositivos biopolíticos nos processos de subjetivação de vidas surdas. 2022. 255 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 2022.
DANNER, F. Vida, poder e política: Foucault e a questão do liberalismo. Kalagatos, v. 14, n. 2, maio/ago, 2017.
DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FOUCAULT, M. História da Loucura. Trad. de José Teixeira Coelho Netto; Revisão de texto: Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Copyright, 1972.
FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 1979.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. de Lígia M. P. Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987. 288p.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Trad. de M. T. da. Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, M. A governamentalidade. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992, p. 167-177.
FOUCAULT, M. Os anormais. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes Ltda, 2002.
FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2009.
FOUCAULT, M. O Governo de Si e dos Outros. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
GALLO, S. Biopolítica e Subjetividade: Resistência? Educar em Revista, v. 33, n. 66, p. 77-94, out./dez., 2017.
KRAEMER, G. M.; THOMA, A. da S. Inclusão escolar dos sujeitos surdos: uma estratégia de governamento que contribui para o funcionamento de uma racionalidade econômica neoliberal. Ines Espaço, n. 36, p. 85-98, 2011.
LOCKMANN, K. Assistência Social, Biopolítica e governamentalidade neoliberal. Textura, n. 28, p. 33-48, mai./ago., 2013.
LOPES, M.C.; MORGENSTERN, J. M. Inclusão como Matriz de Experiência. Pro-Posições, v. 25, n. 2, p. 177-193, maio/ago. 2014.
MATOS, M. A. P. Biopolítica e Educação: Desafios da Inclusão Escolar das Pessoas com Deficiência no Neoliberalismo. 2019. 74p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.
MARANHÃO, E. M. de.; COELHO, F. M. F.; DIAS, T. B. “Fake news acima de tudo, fake News acima de todos”: Bolsonaro e o “kit gay”, “ideologia de gênero” e fim da “família tradicional”. Revista Eletrônica Correlatio, v. 17, n. 2, dez. p. 66-90, 2018.
MARTINS, V.R.O. A invenção da surdez na escuta de Michel Foucault. In: MARTINS, V.R.O. Educação de Surdos no Paradoxo da Inclusão com Intérprete de Língua de Sinais: Relações de Poder e (re)criações do sujeito. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Psicologia Educacional, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
PAGNI, P. A.; A emergência do discurso da inclusão na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 68, jan-mar., 2017.
RAJCHAMAN, J. Foucault: a liberdade da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
ROSE, N.; O’MALLEY, P.; VALVERDE, M. Governança. Nova época, v. 8, 2012.
SARAIVA, K.; LOPES, M. C. Educação, Inclusão e Reclusão. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 1, p. 14-33, jan-jun 2011.
SOARES, J. L. A nova direita, bolsonarismo e tendências neofacistas no Brasil. Emblemas, 2021.
VEIGA-NETO, A; LOPES, M.C. Inclusão e governamentalidade. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 947-963, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1528100.pdf.
VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bianca Salles Conceição de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).