Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Problemata - Revista Internacional de Filosofia
Atual
Arquivos
Anúncios
Números temáticos
Acesso
Submissões
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 15 n. 1 (2024)
v. 15 n. 1 (2024)
Capa: GT FILOSOFAR E ENSINAR A FILOSOFAR
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1
Publicado:
30-06-2024
Artigos
A FILOSOFIA ZOMBETEIRA E SUA POTÊNCIA AFIRMATIVA NA GAIA CIÊNCIA
Francisco de Assis Silva Neto
5-21
PDF
AINDA SOBRE VAN FRAASSEN, A IBE E A ESSÊNCIA DA CONTROVÉRSIA ENTRE REALISMO E ANTIRREALISMO NA FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Alessio Gava
22-30
PDF
ÀS MARGENS DO RENO:
UM DIÁLOGO CÍCERO-KANTIANO SOBRE A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Daniel Augusto de Alcaniz Santos, Leonardo Freire
31-50
PDF
AUTONOMIA E HETERONOMIA NO DIREITO SEGUNDO KANT
aylton barbieri durão
51-63
PDF (English)
OS ESTADOS E REGIMES DE GOVERNO EM MAQUIAVEL, HOBBES E WEBER:
UMA ANÁLISE TEÓRICA
Renato Campos Oliveira, João Alfredo Costa de Campos Melo Júnior, Marilene de Souza Campos
64-84
PDF
MARX E A DISTRIBUIÇÃO CAPITALISTA:
PARA UMA CRÍTICA DAS TEORIAS DA JUSTIÇA
Márcio Barcelos Corrêa
85-96
PDF
MERLEAU-PONTY E FOUCAULT:
ALGUMAS APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS
Gustavo Ruiz da Silva
97-109
PDF
O (DES)PRENDIMENTO DA SACRALIZAÇÃO DOS ANIMAIS NÃO HUMANOS E A LITERATURA CONTEMPORÂNEA:
UMA ANÁLISE A PARTIR DE PETER SINGER
Bruno Araujo Alencar, Pedro Lucas Vilanova de Assis Silva
110-120
PDF
O PROBLEMA-NU, HIPÓTESE DE UMA NOVA NARRATIVA PRODUZIDA PELA DESCONEXÃO DO LUGAR
Cláudio Henrique Euripedes de Oliveira
121-143
PDF
Resenha
RESENHA:
DISCURSOS DE "GÊNERO" E "IDENTIDADE DE GÊNERO" E SUAS CONSEQUÊNCIAS PRÁTICAS À LUZ DA FILOSOFIA FEMINISTA
Marina Penido Colerato
144-151
PDF
Dossiê especial – PENSAR O CAMPO, FILOSOFAR O ENSINO
EDITORIAL
PENSAR O CAMPO: FILOSOFAR O ENSINO
Augusto Rodrigues, Elisete Medianeira Tomazetti, Patrícia Del Nero Velasco
152-155
PDF
O CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA E A DIDÁTICA DA FILOSOFIA
FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA
Sílvio Gallo
156-160
PDF
O CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE:
NOTAS SOBRE A EMERGÊNCIA DE UM PROBLEMA FILOSÓFICO
Augusto Rodrigues, Patrícia Del Nero Velasco
161-177
PDF
UMA BREVE HISTÓRIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL:
ALGUNS DISCURSOS EM EVIDÊNCIA
Jonathan Dalla Vechia Bugs
178-191
PDF
A CIDADANIA FILOSÓFICA E A PROBLEMÁTICA EPISTEMOLÓGICA DO CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL
Jéssica Erd Ribas
192-207
PDF
ENSINAR A ENSINAR FILOSOFIA COMO PROBLEMA FILOSÓFICO:
NOTAS PARA UM DEBATE SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE FILOSOFIA
Laura Agratti
208-214
PDF
DIDÁTICA DA FILOSOFIA NO BRASIL:
HISTÓRIA E PERSPECTIVAS EM FOCO
Elisete Medianeira Tomazetti
215-228
PDF
FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: POLÍTICAS CURRICULARES E POLÍTICAS DA FILOSOFIA
UM RETRATO (PARCIAL) DA FILOSOFIA NA ESCOLA:
DESAFIOS DIANTE DO NOVO ENSINO MÉDIO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Taís Silva Pereira
229-239
PDF
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 E O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Katiuscia da Costa Espinosa
240-252
PDF
ENSINO DE FILOSOFIA, DA RELEVÂNCIA DE SEUS ATORES E DA CONJUNTURA QUE OS ENVOLVE
Robson Pereira Calça
253-262
PDF
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O ENSINO DE FILOSOFIA:
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS
Emiliano Kelm Duet Chagas
263-272
PDF
PRÁTICAS FILOSÓFICAS DE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA
ENSINO DE FILOSOFIA E RELAÇÃO PEDAGÓGICA:
QUANDO O OFÍCIO DE PROFESSOR/A É PRODUZIR UM ENCONTRO PEDAGÓGICO
Willian Xavier Lopes
273-286
PDF
NOTAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO TEXTO FILOSÓFICO NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS DE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA
Artur Smoliak de Oliveira
287-301
PDF
I GINCANA FILOSÓFICA NA UFSM:
EXPERIÊNCIAS DOCENTES A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Mitieli Seixas da Silva, Ruan Saboia Nunes, René Félix Garcia Neto
302-314
PDF
INFÂNCIAS, CRIANÇAS E FILOSOFIA:
POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIA DE PENSAMENTO FILOSÓFICO
Vitória Albert Sauzem
315-328
PDF
GÊNERO, DECOLONIALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE
REPENSANDO O CÂNONE:
GÊNERO E ENSINO DE FILOSOFIA
Thays de Lima Seiffert
329-338
PDF
FILOSOFANDO O ENSINO DE FILOSOFIA:
REFLEXÕES A PARTIR DE PERSPECTIVAS NÃO EUROCÊNTRICAS PARA A FORMAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL
Bruno Cardoso de Menezes Bahia
339-350
PDF
A SABEDORIA DE ULISSES E AS DIMENSÕES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE FILOSOFIA
Angela Zamora Cilento
351-365
PDF
O QUE MOTIVA PROFESSORAS E PROFESSORES AO ENSINO DE FILOSOFIA?
Jose Benedito de Almeida Júnior
366-376
PDF
ENSINO DE FILOSOFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS
CIDADANIA E SOBERANIA DIGITAIS PARA O USO EMANCIPADOR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FILOSOFIA:
POLITIZAR AS TECNOLOGIAS
Valéria Cristina Lopes Wilke
377-390
PDF
SOBRE A AVENTURA DE TENTAR ELABORAR UM REPOSITÓRIO DIGITAL DE PRODUTOS PEDAGÓGICOS E CHEGAR A UM LABORATÓRIO DE INTELIGÊNCIAS COLETIVAS
Rafael Mello Barbosa, João André Fernandes da Silva
391-402
PDF
CARTA DE SANTA MARIA
CARTA DE SANTA MARIA
GT da ANPOF – Filosofar e Ensinar a Filosofar
403-404
PDF
Idioma
English
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Navegar
Palavras-chave