A tendência de inovação em um artigo de divulgação científica em Libras:

Contrastes em reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n2.70914

Palavras-chave:

Libras. Artigo científico. Tendência e Inovação.

Resumo

O artigo intitulado “Libras, o que é essa língua?”, de autoria de Ronice Quadros e Marianne Stumpf, no ano de 2019, considerado o primeiro artigo de divulgação científica em Libras, disponibilizado no site da revista Roseta, é tema de discussão nesta proposta investigativa que tem como objetivo geral analisar os elementos que compõem o uso do formato de vídeo sinalizado como uma tendência de inovação desse artigo de divulgação científica em Libras. E como objetivos específicos: identificar os propósitos comunicativos desse artigo em Libras; relacionar as diferentes partes que compõem a estrutura desse gênero produzido com o que se convencionou chamar de artigo e, finalmente, apontar as particularidades que possivelmente trazem a ideia de inovação para essa produção científica. A discussão teórica permeia sob a perspectiva do estudo dos gêneros textuais com enfoque para a inovação pela sua divulgação em formato de vídeo, o qual vai relacionar o conceito de gênero e de propósitos comunicativos discutido por Swales (1990 apud BEZERRA, 2022), assim como abordar as normas de submissão da revista (ROSETA, 2023). De modo a delinear um enfoque metodológico de natureza qualitativa, ao de identificar as diferentes partes que compõem as particularidades da ideia de inovação presentes nessa produção científica.  Concluiu-se que, o uso do recurso tecnológico apresenta-se como um suporte textual ideal para garantir a manifestação do pensamento do surdo, atendendo à especificidade linguística da Libras e, consequentemente, possibilitando formas inovadoras para a interação textual de forma digital.

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Biografia do Autor

Bárbara Olímpia Ramos de Melo , Universidade Estadual do Piauí

Doutora e Mestre em Linguística (UFC), Especialista em Língua Portuguesa (UFPI) e Graduada em Letras/Português (UFPI). Estágio pós-doutoral na UNICAP. Docente da Graduação em Letras/Português e do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Membro do GT da ANPOLL de Gêneros Textuais/Discursivos. Líder do grupo de pesquisa LABORATÓRIO DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICAS-LEIA, cadastrado do diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Piauí, eleita para o mandato de 2024 a 2028. Desenvolve estudos sobre gêneros e letramentos, especialmente no contexto acadêmico.

José Ribamar Lopes Batista Júnior, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI).

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Publicado

2025-01-13

Como Citar

Silva Lima, E., Olímpia Ramos de Melo , B., & Lopes Batista Júnior, J. R. . (2025). A tendência de inovação em um artigo de divulgação científica em Libras: : Contrastes em reflexão. PROLÍNGUA, 19(2), 109–121. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n2.70914