Uma análise sociorretórica da seção de introdução em artigos acadêmicos empíricos da cultura disciplinar da área de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n2.71016

Palavras-chave:

Análise sociorretórica, Cultura disciplinar, Artigo acadêmico, Área de Educação

Resumo

Este estudo visa analisar a estrutura sociorretórica da seção de Introdução em artigos acadêmicos empíricos nas subáreas de Educação Especial, Política Educacional e Tecnologia Educacional, considerando a cultura disciplinar da Educação. Teoricamente, baseamo-nos na abordagem sociorretórica de gêneros de Swales (1990; 2004) e na análise da cultura disciplinar de Hyland (2000) e Pacheco; Bernardino (2022). A metodologia adotada é exploratório-descritiva, com um corpus de 60 artigos empíricos de dezesseis periódicos da área de Educação. Onze pesquisadores experientes contribuíram com entrevistas e questionários sobre crenças epistêmicas, práticas disciplinares e sociorretóricas da cultura disciplinar em estudo. Os resultados apontam que a seção de Introdução desses artigos é estruturada com base na problematização de aspectos sociais, culturais, históricos e temporais, assim como na revisão da literatura e nos objetivos do estudo. A análise revela padrões sociorretóricos semelhantes na redação dessas introduções nas três subáreas, indicando uma tendência geral na cultura disciplinar da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nícollas Abreu, Universidade Estadual do Ceará

Tem doutorado (2022) e mestrado (2016) em Linguística Aplicada e graduação em Letras Português (2015) pela Universidade Estadual do Ceará. É Professor Assistente do curso de Letras, na área de Linguística e Língua Portuguesa, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE). É vice-líder do grupo de pesquisa Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA/UECE). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em análise e descrição de gêneros acadêmicos a partir de culturas disciplinares. Atua, principalmente, nos seguintes temas: análise de gêneros textuais, análise e descrição sociorretórica e escrita acadêmica.

Cibele Gadelha, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1992), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2000) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007). É professora da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente, é coordenadora do grupo de pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA), dedicando-se ao estudo dos gêneros acadêmicos em diferentes culturas disciplinares. Ainda na UECE, além de compor o colegiado do Curso de Graduação em Letras, atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA).

Júlio Araújo, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Coordena o Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA) e o grupo de pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL). Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: Racismo Algorítimico, Inteligência Artificial, Fake News, desinformação, discurso de ódio, gêneros textuais digitais, letramentos digitais críticos, novos letramentos, escrita acadêmica, letramentos acadêmicos, ensino remoto e EaD. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Foi coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL no biênio 2012-2014 e foi membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

Oliveira Abreu, N., Gadelha Bernardino, C., & Araújo, J. (2025). Uma análise sociorretórica da seção de introdução em artigos acadêmicos empíricos da cultura disciplinar da área de educação. PROLÍNGUA, 19(2), 83–96. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n2.71016