Uma análise sociorretórica da seção de introdução em artigos acadêmicos empíricos da cultura disciplinar da área de educação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n2.71016Palavras-chave:
Análise sociorretórica, Cultura disciplinar, Artigo acadêmico, Área de EducaçãoResumo
Este estudo visa analisar a estrutura sociorretórica da seção de Introdução em artigos acadêmicos empíricos nas subáreas de Educação Especial, Política Educacional e Tecnologia Educacional, considerando a cultura disciplinar da Educação. Teoricamente, baseamo-nos na abordagem sociorretórica de gêneros de Swales (1990; 2004) e na análise da cultura disciplinar de Hyland (2000) e Pacheco; Bernardino (2022). A metodologia adotada é exploratório-descritiva, com um corpus de 60 artigos empíricos de dezesseis periódicos da área de Educação. Onze pesquisadores experientes contribuíram com entrevistas e questionários sobre crenças epistêmicas, práticas disciplinares e sociorretóricas da cultura disciplinar em estudo. Os resultados apontam que a seção de Introdução desses artigos é estruturada com base na problematização de aspectos sociais, culturais, históricos e temporais, assim como na revisão da literatura e nos objetivos do estudo. A análise revela padrões sociorretóricos semelhantes na redação dessas introduções nas três subáreas, indicando uma tendência geral na cultura disciplinar da Educação.