As diferentes faces do artigo de divulgação científica:
Entre o plano geral, os tipos de discurso e o gerenciamento de vozes
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n2.71041Palavras-chave:
Artigo de divulgação científica, Divulgação científica, Ciência, Linguística, Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), Folhado textualResumo
Este artigo constitui-se um desdobramento da pesquisa de mestrado sobre letramento científico no contexto escolar, via produção do gênero de texto artigo de divulgação científica (ADC) a partir de artigos científicos da área da Linguística (Sousa, 2022). Neste trabalho, recorta-se como questionamento investigativo: como se caracterizam o plano geral, os tipos de discurso e o gerenciamento de vozes na constituição do ADC, da/sobre a área de Linguística, produzido por linguista (especialista/cientista), por jornalista e por estudante da Educação Básica (Ensino Médio)? Assim, objetiva-se caracterizar o plano geral, os tipos de discurso e o gerenciamento de vozes na configuração do folhado textual dos exemplares de ADC da/sobre a Linguística. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativo-interpretativista e documental (Silveira; Córdova, 2009; Gil, 2002), amparada no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir de Bronckart (1999, 2006), e em estudos sobre Divulgação Científica e o ADC (Reis, 1954, 1983; Bueno, 1984; Zamboni, 2001; Albé, Giering, Päetzhold, Kaspari, Müller, 2009; Leibruder, 2011), mediante análise de três (03) exemplares de ADC – um produzido por cientista, um por jornalista e um outro por estudante da 2ª série do Ensino Médio participante da pesquisa de Sousa (2022). Como resultados, constatamos singularidades na planificação dos conteúdos temáticos, na mobilização dos tipos de discurso e no gerenciamento das vozes nos ADC a depender do papel social do autor.