Cartografia de pesquisas sobre divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n2.71544Palavras-chave:
divulgação científica, letramentos acadêmico-científicos, pesquisasResumo
A divulgação científica como constitutiva dos letramentos acadêmico-científicos (LAC) e sua relevância para acionar a relação da ciência com a sociedade são pressupostos para este trabalho de pesquisa. Meu objetivo foi mapear estudos sobre divulgação científica no campo dos estudos de letramentos acadêmico-científicos, da escrita acadêmica e/ou de gêneros textuais/discursivos para perscrutar se a pesquisa em DC tem constituído esse campo. Por meio de uma metapesquisa, vinte e nove dossiês foram examinados, levando-nos ao resultado de doze pesquisas identificadas e cinco inserções teóricas nos ensaios introdutórios/editoriais. Nesses dezessete textos, identifiquei elementos como objeto de análise, construto teórico, categorias de análise e se há reflexão ou discussão relacionada aos LAC. Na síntese dos resultados, procurei chamar a atenção para esse último elemento, ou seja, a presença ou ausência dessa reflexão, na defesa de que a DC constitui e contribui para LAC. A maioria dos trabalhos identificados se voltou para a análise de exemplares de textos de diferentes gêneros de DC, sendo que alguns justificam tal foco para instrumentalizar o ensino (de leitura e de escrita por meio de gêneros) com referências sobre sua composição devido à sua urgência e à sua relevância para a relação ciência, educação e sociedade.