HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO: ACOLHIMENTO DA SUBJETIVIDADE DOS PACIENTES ATENDIDOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO NOS CAMPOS DE ESTÁGIO.

Autores

  • Luciane Queiroz Mota
  • Thalita Almeida dos Santos
  • Danilo Barbosa Lopes Magalhães

Resumo

Objetivo: Avaliar a subjetividade do paciente em relação ao atendimento odontológico por aluno de graduação nos campos de estágio. Material e Métodos: A pesquisa, descritiva e exploratória, foi realizada através de uma entrevista com 40 pacientes, com idade superior a 12 anos, e utilizou o método quanti-qualitativo, com análise de conteúdo. Foi identificado, em cada questão, o núcleo de sentido existente, de onde foram extraídos os indicadores visando a classificação nas categorias e a contagem frequêncial. Resultados: Em relação ao atendimento realizado por alunos, 47,5% relataram insegurança; 27,5 % apresentaram segurança, sob a supervisão de um profissional; e 25% possuíam segurança. Para qualificar o profissional como um dentista ideal, 37,5% dos pacientes responderam que o profissional teria que ser eficiente, 32,5 % indicaram que a atenção e a eficiência seriam qualidades necessárias e 30% apontaram que apenas a atenção do profissional seria um ponto importante. Com relação à ansiedade ao tratamento odontológico, verificouse que 57,5% dos entrevistados possuíam esse temor. Conclusões: O acolhimento da subjetividade dos pacientes, ao serem atendidos por alunos de graduação de Odontologia nos campos de estágio, deveria ser mais valorizado, visto que muitos sujeitos se sentem inseguros com essa situação. Os pacientes almejam que um dentista ideal seja um profissional com habilidades técnicas, mas, sobretudo, quetenha um contato humanizado e acolhedor com o paciente. DESCRITORES: Ansiedade ao Tratamento Odontológico. Humanização da Assistência. Acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-20

Como Citar

Mota, L. Q., Santos, T. A. dos, & Magalhães, D. B. L. (2013). HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO: ACOLHIMENTO DA SUBJETIVIDADE DOS PACIENTES ATENDIDOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO NOS CAMPOS DE ESTÁGIO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(4), 537–544. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/10494

Edição

Seção

Pesquisa