CONDIÇÕES DE ACESSO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO ENFERMAGEM: UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS COMO SUPORTE À DECISÃO

Autores

  • Francilene Jane Rodrigues Pereira
  • Aline de Alcântara Correia
  • Cesar Cavalcanti da Silva
  • Eufrasio de Andrade Lima Neto
  • Ronei Marcos de Moraes

Resumo

Objetivo: Investigar as condições de acessibilidade em três instituições de graduação em enfermagem na cidade de João Pessoa-PB. Material e Métodos: Estudo exploratório, des-critivo e inferencial com utilização de sistemas de Redes Neurais Artificiais do tipo Perceptron Multicamadas (MLP). A amostra foi composta de estudantes com necessidades especiais e demais acadêmicos dos três cursos de graduação pesquisados no período de agosto de 2008 a junho de 2009. Na coleta do material empírico foi utilizado um questionário estruturado, composto por dados socio¬econômicos, acessibilidade e políticas de inclusão. Resultados: As condições de acesso às pessoas com deficiências foram consideradas “fracas” (69,96%), com porcentagem de acerto satisfatório (86,0987%) e estatística Kappa significativa (aproximadamente 0,7) demonstrado pela Rede Neural Artificial do tipo Perceptron Multicamadas. Conclusão: As condições de acessibilidade dos acadêmicos de Enfermagem nos cenários investigados foram consideradas “fracas” com preditores significativos quando utilizados os sistemas de Redes Neurais Artificiais como suporte para a tomada de decisões. DESCRITORES: Educação em Enfermagem. Instituições de Ensino Superior. Técnicas de Apoio à Decisão.

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Publicado

2012-05-24

Como Citar

Pereira, F. J. R., Correia, A. de A., Silva, C. C. da, Lima Neto, E. de A., & Moraes, R. M. de. (2012). CONDIÇÕES DE ACESSO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO ENFERMAGEM: UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS COMO SUPORTE À DECISÃO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(2), 143–148. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/10705

Edição

Seção

Pesquisa