PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: CARTOGRAFANDO ASPECTOS HISTÓRICOS E INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
Resumo
As indagações que oportunizam a composição do texto presente revisitam a psicologia da educação abordando personagens inerentes à construção das bases para aprendizagem. Como exercício investigativo aventou-se conteúdos elucidados na disciplina de Psicologia da Educação durante formação na Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba, apresentados neste artigo. A priori, Revisitando a Psicologia da Educação será discutida a origem, princípio filosófico e história desta ciência à luz de Focault. Continuando, na seção A Psicologia da Aprendizagem será conceituada a aprendizagem, apontado a raíz histórica, influência filosófica, concepções teóricas e psicológicas para a educação. No terceiro momento Discutindo a Adolescência caracteriza a adolescência segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de particularidades anatômicas e limitações da adolescência. Por fim, intitulado Educação Libertária é apresentado de maneira sucinta o surgimento, contexto histórico quanto ao tema além da influência do sistema capitalista na educação. DESCRITORES: Aprendizagem. Educação. Adolescência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2012-04-16
Como Citar
Pereira, F. J. R., Correia, A. de A., & Silva, C. C. da. (2012). PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: CARTOGRAFANDO ASPECTOS HISTÓRICOS E INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(2), 273–278. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/10723
Edição
Seção
Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)