UTILIZAÇÃO DO “BRINQUEDO” COMO RECURSO MEDIADOR NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM PACIENTES INTERNADOS NA ENFERMARIA PEDIÁTRICA DO HU/UFSC

Autores

  • Fabiana Oro Cericato Costa
  • Ana Paula Soares Fernandes Lamha

Resumo

O atendimento odontológico da criança interfere diretamente na qualidade dos procedimentos desenvolvidos pelo cirurgião-dentista. Dentre as diversas alternativas de mediação de comportamento, este trabalho aborda a utilização do “brinquedo” como recurso mediador no atendimento odontológico de crianças, o qual pode ser destacado como método eficiente e bem aceito pelos pacientes. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do “brinquedo” como recurso mediador no atendimento odontológico profilático de crianças internadas em enfermaria pediátrica durante três meses. Metodologia: A pesquisa contou com a participação de 50 crianças (4-10 anos) internadas em uma enfermaria pediátrica. Resultados: Os dados obtidos foram analisados obedecendo ao perfil do paciente atendido e a perspectiva da mãe/responsável do comportamento frente ao atendimento odontológico. Conclusão: Concluiu-se que nesta população o “brinquedo” em 84%(42) atuou efetivamente como recurso mediador durante o atendimento odontológico. Identificou-se também a necessidade de inserção de um programa de promoção de saúde no Hospital Universitário, atendimento odontológico profilático em crianças internadas na enfermaria pediátrica, com base na utilização do brinquedo como recurso mediador e de uma interação maior como todos os profissionais da área da saúde. DESCRITORES: Promoção da Saúde. Ludoterapia. Odontologia Pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-05

Como Citar

Costa, F. O. C., & Lamha, A. P. S. F. (2012). UTILIZAÇÃO DO “BRINQUEDO” COMO RECURSO MEDIADOR NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM PACIENTES INTERNADOS NA ENFERMARIA PEDIÁTRICA DO HU/UFSC. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(3), 285–294. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/10856

Edição

Seção

Pesquisa