INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: EXPERIÊNCIA EXITOSA NA ATENÇÃO ODONTOLÓGICA À COMUNIDADE

Autores

  • Livia Araújo Alves
  • Irlan de Almeida Freires
  • Cristiane Costa Braga
  • Ricardo Dias de Castro

Resumo

Introdução: As diretrizes curriculares reforçam a necessidade de inserção de acadêmicos em cenários reais de práticas dos serviços de saúde como estratégia para a diversificação de ambientes de atuação e desenvolvimento de espírito crítico, sensibilidade social e humanismo. Objetivo: Relatar a experiência da integração ensino-serviço do componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado IX do Curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em uma Unidade de Saúde da Família (USF) do município de João Pessoa-PB, na promoção da saúde à comunidade adstrita. Resultados: Através da disciplina de Estágio Supervisionado IX, foi possível desenvolver atividades na USF de promoção e atenção à saúde, com o objetivo de ampliar os mecanismos de interação entre a UFPB e o serviço de saúde, permitindo adequar a formação dos estudantes, futuros profissionais da saúde, para um modelo de atenção universal, equitativo e de qualidade, que sirva às necessidades da população. Conclusão: A aprendizagem nos serviços potencializa o desenvolvimento curricular, favorece a aproximação das instituições de ensino superior com a comunidade, e oportuniza um espaço para reflexão crítica para a busca de solução para os reais problemas de saúde. DESCRITORES: Ensino. Serviços de Saúde. Saúde Bucal.

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Publicado

2012-04-16

Como Citar

Alves, L. A., Freires, I. de A., Braga, C. C., & Castro, R. D. de. (2012). INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: EXPERIÊNCIA EXITOSA NA ATENÇÃO ODONTOLÓGICA À COMUNIDADE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(2), 235–238. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/10866

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)