GERENCIAMENTO DE RISCOS E SEGURANÇA NO TRABALHO EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Ana Lúcia de MEDEIROS Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Internacional da Paraíba - FPB e do Instituto de Ensino Superior da Paraíba - IESP. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde (GEPAIE/UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
  • Maria Bernadete de Sousa COSTA Professora Doutora Associada do Departamento de Enfermagem Clínica (DENBC/CCS/UFPB) e Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática (GEPAIE/UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
  • Márcia Cristina de Jesus SOUSA Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde –(GEPAIE/UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
  • Karelline Izaltemberg Vasconcelos ROSENSTOCK Docente Mestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde (GEPAIE/UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Resumo

Objetivo: Caracterizar os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho que interferem na segurança e saúde de profissionais que atuam na rede de Unidades de Saúde da Família no município de João Pessoa-PB, Brasil. Material e Métodos: Estudo exploratório realizado em nove unidades de saúde do Distrito Sanitário III, no período de novembro de 2011 a janeiro de 2012, envolvendo 36 profissionais. Na coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado. Para análise do material empírico, adotaram-se procedimentos de estatística descritiva. Resultados: Constou-se que 66% dos riscos ocupacionais segundo os participantes são biológicos e físicos e 44% das causas de acidentes são atribuídas a risco psicossociais, mecânicos e ergonômicos. Conclusão: Os profissionais estão expostos às situações de risco de diferentes naturezas pela não utilização de medidas adequadas de biossegurança, sendo necessário desenvolver um programa de gestão de risco e segurança para vencer os obstáculos a adesão de precauções padrão. DESCRITORES Riscos Ocupacionais. Saúde do Trabalhador. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

MEDEIROS, A. L. de, COSTA, M. B. de S., SOUSA, M. C. de J., & ROSENSTOCK, K. I. V. (2014). GERENCIAMENTO DE RISCOS E SEGURANÇA NO TRABALHO EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(4), 341–348. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/12677

Edição

Seção

Pesquisa