POLÍTICAS E PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA

Autores

  • Jullyane de OliveiraMaia LEMOS Nutricionista na Policlínica Jaguaribe, João Pessoa/PB, Brasil.
  • Patricia Vasconcelos LEITÃO MOREIRA Professora Adjunto IV do Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Resumo

Objetivo: O presente trabalho objetiva trazer uma revisão do desenvolvimento das políticas e programas voltados para a temática alimentação e nutrição. Material e Métodos: Foi realizada uma busca, através de artigos originais através de duas bases de dados, a saber, Medline e LILACS. Bem como, dados de sites de órgãos oficiais do governo (Ministério da Saúde e Desenvolvimento, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e documentos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. O período de publicação selecionado foi 1995 a 2013, compreendendo 27 artigos publicados. Resultados: O artigo relata o desenvolvimento das políticas e programas em alimentação e nutrição no Brasil, de Josué de Castro até o surgimento do Programa Bolsa Família, demonstrando de que forma isso se deu, as características do programa e suas perspectivas futuras. Conclusão: O formato do desenvolvimento das políticas e programas voltados para a temática alimentação e nutrição explica o que atualmente é visto no Programa Bolsa Família, pois permite entender melhor a atual operacionalização do programa e reflete aquilo que ainda poderá ser analisado e realizado para que atinja seus reais objetivos. DESCRITORES Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação. Programas de Nutrição. Políticas Públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

LEMOS, J. de O., & LEITÃO MOREIRA, P. V. (2014). POLÍTICAS E PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(4), 377–386. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/13464

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)