AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO E DA MOBILIDADE DE IDOSOS APÓS UM PROGRAMA DE ESCOLA DE POSTURAS
Resumo
Introdução: O declínio da capacidade de controle do equilíbrio é um problema sério e comum em idosos, com graves efeitos sobre sua qualidade de vida. Para a manutenção do equilíbrio, agilidade e da capacidade funcional é imprescindível a realização de exercícios físicos. Esta prática de exercícios pode ocorrer através da implementação de um Programa de Escola de Posturas. Objetivo: Avaliar o impacto do Programa de Escola de Posturas sobre o equilíbrio e a mobilidade de idosos participantes de um grupo de convivência. Material e Métodos: O desenvolvimento de um Programa de Escola de Posturas onde participaram um grupo formado por 20 idosos com idade média de 70,1 anos (DP = 6,42), que foram submetidos à avaliação do equilíbrio e as anormalidades da marcha por meio da Escala de Tinetti antes e após o Programa. Resultados: Pode-se constatar que houve melhora no equilíbrio e na coordenação após o encerramento das atividades. Conclusão: As atividades teóricas e práticas realizadas no Programa de Escola de Posturas proporcionaram melhorias no equilíbrio e na coordenação do grupo de idosos envolvidos no estudo. DESCRITORES: Postura. Equilíbrio Postural. Idoso.Downloads
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Publicado
2014-10-21
Como Citar
SARMENTO, W. E., SOBREIRA, F. M. M., & OLIVEIRA, A. M. B. de. (2014). AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO E DA MOBILIDADE DE IDOSOS APÓS UM PROGRAMA DE ESCOLA DE POSTURAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(1), 27–32. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/13763
Edição
Seção
Pesquisa