MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM HOMENS DE UM MUNICÍPIO PARAIBANO

Autores

  • Rosimery Cruz de Oliveira DANTAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Fernanda Valéria Avelino de OLIVEIRA FACULDADE SANTA MARIA
  • Dyego Anderson Alves de FARIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Neir Antunes PAES UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Resumo

Objetivos: Identificar o impacto da HAS no cotidiano do homem e seus agravantes, bem como as medidas preventivas adotadas para controle da hipertensão. Material e Métodos: Estudo transversal, de campo, com abordagem quantitativa, amostra probabilística composta por 70 homens hipertensos acompanhados pelas Unidades de Saúde do município e calculada para uma população finita. Resultados: As principais medidas preventivas adotadas para o controle da pressão arterial foram a dieta hipossódica (29%), o acompanhamento rotineiro com médico/enfermeiro (66%) e o combate ao fumo (24%) e ao álcool (24%). Entre as principais medidas preventivas incentivadas pelos profissionais de saúde destacam-se os hábitos saudáveis de alimentação (38%) e o seguimento do tratamento medicamentoso (14%). Conclusão: A HAS interfere na vida dos homens, e estes por sua vez mantêm hábitos nocivos e que são fatores de risco para a hipertensão, como tabagismo, etilismo, sedentarismo. A principal medida de controle é a dieta hipossódica. Apesar dos homens mostrarem-se satisfeitos com os serviços de saúde, estes precisam melhorar as estratégias de atendimento, focando ações preventivas, que atinjam os fatores de risco de forma ampla. DESCRITORES Hipertensão. Saúde do Homem. Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimery Cruz de Oliveira DANTAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Professora da Unidade de Ciências da VIda, no curso de Enfermagem, com a disciplina Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, atuando na área de cuidados, com a linha saúde do adulto, saúde do homem e hipertensão

Fernanda Valéria Avelino de OLIVEIRA, FACULDADE SANTA MARIA

Graduada

Dyego Anderson Alves de FARIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Fisioterapeuta. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde da Universidade Federal da Paraíba.

Neir Antunes PAES, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Estatístico. Pós-doctor. Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde da Universidade Federal da Paraíba.Departamento de Estatística da UFPB.

Downloads

Publicado

2013-10-16

Como Citar

DANTAS, R. C. de O., OLIVEIRA, F. V. A. de, FARIAS, D. A. A. de, & PAES, N. A. (2013). MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM HOMENS DE UM MUNICÍPIO PARAIBANO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(3), 217–224. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/13989

Edição

Seção

Pesquisa