MASTIGAÇÃO: AVALIAÇÃO CLÍNICA, TEXTURA ALIMENTAR E TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS
Resumo
Objetivo: Discutir a literatura a respeito dos temas: características dos alimentos utilizados e as tendências tecnológicas para a avaliação clínica da mastigação. Material e Métodos: A pesquisa foi realizada por três pesquisadores. Foram incluídos artigos gratuitos, completos, com seres humanos, de ambos os sexos, de qualquer idade, saudáveis ou não. A busca foi realizada no período entre setembro e dezembro de 2012, não havendo restrição quanto ao ano da publicação. Os descritores foram selecionados de acordo com os DeCS: “Fonoaudiologia”, “Tecnologia em Fonoaudiologia” e “Mastigação”. Outros descritores não catalogados na referida lista foram utilizados para ampliar a busca. Resultados: Foram encontrados 25 artigos na base de dados Scielo e 15 artigos na base de dados LILACS, totalizando 40 artigos. Tem-se o pão francês como o alimento mais sugerido, podendo ser oferecido com tamanho de aproximadamente de 2cm ou solicita-se ao paciente fazer a apreensão para avaliar o padrão mastigatório. Contudo para avaliar a mastigação de idosos com dentes naturais utilizam-se pão e amendoim; e para avaliar a mastigação de idosos edêntulos totais utilizam-se bolo e salsicha. Conclusão: Não há padronização na avaliação da mastigação quanto ao tipo, tamanho e peso do alimento utilizado, nem tampouco explicação científica para os alimentos escolhidos e utilizados na clínica. Em relação aos equipamentos tecnológicos ainda há uma busca por padronização de métodos e protocolos para manuseio e compreensão dos resultados para atuação clínica. DESCRITORES Mastigação. Avaliação. Alimentos. Tecnologia. Fonoaudiologia.
Publicado
2016-06-28
Como Citar
OLIVEIRA, J. F. F. de, AMARAL, A. K. de F. J. do, & AQUINO, J. de S. (2016). MASTIGAÇÃO: AVALIAÇÃO CLÍNICA, TEXTURA ALIMENTAR E TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(2), 163-166. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/15285
Edição
Seção
Revisão
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)