PROMOVENDO AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE SÍFILIS ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luciana Dantas Farias de ANDRADE Docente do Curso de Bacharelado da Universidade federal de Campina Grande, campus Cuité-PB
  • Katia Emanuelle Evaristo FARIAS Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.
  • Gabriela Henriques ARAÚJO Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.
  • Gesska de Oliveira Macedo COSTA Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.
  • Priscila Campos NUNES Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.
  • Alynne Mendonça SARAIVA Doutoranda do Programa de Pos Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, Cuité

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem nas atividades realizadas junto aos estudantes de uma escola pública sobre a temática da sífilis, provenientes do projeto de extensão “Aprendendo sobre sífilis: Trabalhando com educação e saúde entre jovens”, desenvolvido no ano de 2010, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande, Cuité/PB/Brasil. Relato da Experiência: A ideia de se trabalhar essa temática se deve ao fato do aumento no número de jovens com vida sexual ativa e de gravidez na adolescência, associado ao elevado número de sífilis congênita em todo país. O projeto se desenvolveu com adolescentes matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal em Cuité. As acadêmicas de enfermagem e professoras envolvidas com o projeto realizaram rodas de conversa, peças de teatro, dinâmicas de grupo abordando a temática da sífilis, de outras DSTs e os métodos preventivos. As professoras coordenadora e colaboradora do projeto participaram das atividades e algumas vezes verbalizaram dúvidas sobre os assuntos. Considerações finais: Observou-se que as metodologias problematizadoras como as rodas de conversa, como também as que demandam métodos lúdicos facilitaram a troca de experiência entre a equipe do projeto e os adolescentes. No entanto ainda há necessidade de ampliar a divulgação das DSTs entre os jovens, bem como capacitar os professores do ensino fundamental para estarem abordando temáticas relativas ao cuidado em saúde com seus alunos. DESCRITORES Estudantes. Sífilis. Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Dantas Farias de ANDRADE, Docente do Curso de Bacharelado da Universidade federal de Campina Grande, campus Cuité-PB

Docente do Curso de Bacharelado da Universidade federal de Campina Grande, campus Cuité-PB

Katia Emanuelle Evaristo FARIAS, Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.

Gabriela Henriques ARAÚJO, Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.

Gesska de Oliveira Macedo COSTA, Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.

Priscila Campos NUNES, Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB/Brasil.

Alynne Mendonça SARAIVA, Doutoranda do Programa de Pos Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, Cuité

Professora da Unidade Acadêmica de Saúde do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFCG

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

ANDRADE, L. D. F. de, FARIAS, K. E. E., ARAÚJO, G. H., COSTA, G. de O. M., NUNES, P. C., & SARAIVA, A. M. (2015). PROMOVENDO AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE SÍFILIS ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(2), 161–166. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/15289

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)