NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: REFLETINDO SOBRE AS ACEPÇÕES EMERGENTES DA PRÁTICA

Autores

  • Juliana SAMPAIO Doutora em Saúde Pública. Profª Departamento de Promoção da Saúde - Universidade Federal da Paraíba. Membro do Núcleo ABRAPSO PARAÍBA. Cel: (83) 87568756.
  • Cláudia Santos MARTINIANO Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. Endereço para correspondência: Rua Tomás Soares de Souza, 990. Apto 204. Catolé. Campina Grande. Paraíba. Brasil. CEP: 58410235.
  • Aline Maria de Oliveira ROCHA Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande. Rua Treze de maio, 228, 1º andar, Centro. Campina Grande-PB. CEP: 58.400-290.
  • Antonio Alves de SOUZA NETO Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande. Rua Treze de maio, 228, 1º andar, Centro. Campina Grande-PB. CEP: 58.400-290.
  • Gilberto Diniz de OLIVEIRA SOBRINHO Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande. Rua Treze de maio, 228, 1º andar, Centro. Campina Grande-PB. CEP: 58.400-290.
  • Emanuella de Castro MARCOLINO Enfermeira. Mestranda do Programa de Saúde Pública/Universidade estadual da Paraíba.
  • Fernanda Carla MAGALHÃES Enfermeira. Mestranda do Programa de Mestrado em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernanda Ferreira SOUZA Enfermeira da Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA

Resumo

Objetivo: Analisar as práticas profissionais das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos municípios de Campina Grande e João Pessoa, em consonância com os modelos de apoio matricial identificados. Metodologia: Realizou-se observação não-participante junto aos profissionais do NASF de Campina Grande e João Pessoa, em um total de 480 horas, em que puderam ser observadas capacitações promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde para as equipes NASF, reuniões entre equipe e gestores, além de atividades cotidianas das equipes. Foram realizadas também entrevistas semi-estruturadas com 36 profissionais, coordenação geral do NASF e dois gerentes distritais. Resultados: Identificaram-se cinco acepções de apoio: o gerencial-administrativo, que busca solucionar problemas burocráticos das unidades de saúde e exercer funções burocráticas; o político-institucional que opera os direcionamentos políticos defendidos pela gestão na condução das ações de saúde; o técnico-pedagógico, que promove processos de educação permanente junto às equipes, com intuito de conferir maior resolubilidade aos problemas de saúde pertinentes; o técnico-assistencial que oferta atendimentos diretos aos usuários; e o político-comunitário que fortalece a organização política da comunidade. Conclusão: A assunção de uma ou mais concepções de apoio matricial por uma gestão não ocorre apenas por opção técnica, mas é influenciada por uma variedade de fatores políticos e econômicos que influenciam a adoção de um determinado modelo técnico-assistencial em saúde. DESCRITORES: Atenção Básica. Programa Saúde da Família. Gestão de Serviços de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana SAMPAIO, Doutora em Saúde Pública. Profª Departamento de Promoção da Saúde - Universidade Federal da Paraíba. Membro do Núcleo ABRAPSO PARAÍBA. Cel: (83) 87568756.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professora adjunto3 da Universidade Federal da Paraíba, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Paraíba e membro da Rede ABRAPSO Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e da Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: atenção básica, gestão do cuidado, políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos e gênero.

Cláudia Santos MARTINIANO, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. Endereço para correspondência: Rua Tomás Soares de Souza, 990. Apto 204. Catolé. Campina Grande. Paraíba. Brasil. CEP: 58410235.

Possui graduação em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual da Paraíba (1994). Especialista em Saúde da Família (UEPB). Especialista em Pediatria e Puericultura (UEPB). Mestrado em Saúde Coletiva (UEPB/2006). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Rio Grande do Norte. É professora efetiva do Departamento de Enfermagem da UEPB. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Políticas Sociais (GEAPS/UEPB). Membro do Grupo Saúde e Sociedade (UEPB). Atua principalmente nos seguintes temas: seguridade social, política social e controle social, saúde coletiva, financiamento da saúde, Saúde da Família, e com as questões relacionadas à profissão da Enfermagem.

Aline Maria de Oliveira ROCHA, Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande. Rua Treze de maio, 228, 1º andar, Centro. Campina Grande-PB. CEP: 58.400-290.

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande.

Antonio Alves de SOUZA NETO, Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande. Rua Treze de maio, 228, 1º andar, Centro. Campina Grande-PB. CEP: 58.400-290.

possui ensino-medio-segundo-grau pelo Centro de Educação Integrada (2006) . Atualmente é Estudante da Universidade Federal de Campina Grande e Professor Voluntario de Fisica da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Medicina.

Gilberto Diniz de OLIVEIRA SOBRINHO, Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande. Rua Treze de maio, 228, 1º andar, Centro. Campina Grande-PB. CEP: 58.400-290.

possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Santa Maria PB (2007) e atualmente é Estudante da Universidade Federal de Campina Grande

Emanuella de Castro MARCOLINO, Enfermeira. Mestranda do Programa de Saúde Pública/Universidade estadual da Paraíba.

Graduação em Enfermagem, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Estadual de Paraíba - UEPB. Mestrado em Saúde Pública em andamento pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Membro do Grupo de Pesquisa Saúde e Sociedade (UEPB). Bolsista de Iniciação científica (PIBIC/CNPq/UEPB) cota 2010-2011. Voluntária do PET- Saúde da Família cota 2010-2012. Pesquisa na área de Saúde Coletiva, Sociedade e Enfermagem. Atualmente é Mestranda do Programa de Saúde Pública/Universidade estadual da Paraíba e membro da equipe da Avaliação Externa do PMAQ na Paraíba.

Fernanda Carla MAGALHÃES, Enfermeira. Mestranda do Programa de Mestrado em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira bacharel e licenciada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou como aluna bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) e como aluna voluntária do Programa de Iniciação Científica - UEPB/CNPq, cota 2010/2011. Atualmente é mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua na atenção à saúde da criança e do adolescente, sob orientação da Prof. Dra. Akemi Iwata Monteiro.

Fernanda Ferreira SOUZA, Enfermeira da Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba. Foi aluna bolsista do Programa de Educação para o Trabalho (PET-Saúde da Família) durante dois anos. Foi aluna voluntária do Programa de Iniciação Científica - UEPB/CNPq, cota 2010/2011. Foi pesquisadora e supervisora do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). Trabalhou na Estratégia Saúde da Família Serrolândia I, mediante Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). É integrante do grupo de estudo e pesquisa Saúde e Sociedade-UEPB, atuando na linha de pesquisa Processo Saúde-Doença: Cuidado e Cultura; e do grupo de estudo e pesquisa Saúde e Sociedade - UFCG, atuando na linha de pesquisa Cuidados em Saúde. É aluna do programa de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). É enfermeira da Estratégia Saúde da Família Maringá - Juazeiro/BA. Desenvolve pesquisas na área de Saúde Coletiva, Políticas Públicas, Atenção Integral à Saúde da Criança, Assistência de Enfermagem, Sociedade e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Como Citar

SAMPAIO, J., MARTINIANO, C. S., ROCHA, A. M. de O., SOUZA NETO, A. A. de, OLIVEIRA SOBRINHO, G. D. de, MARCOLINO, E. de C., MAGALHÃES, F. C., & SOUZA, F. F. (2013). NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: REFLETINDO SOBRE AS ACEPÇÕES EMERGENTES DA PRÁTICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(1), 47–54. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/15932

Edição

Seção

Pesquisa