FATORES CONTRIBUINTES DA VULNERABILIDADE INDIVIDUAL DOS JOVENS AO HIV

  • Jailson Alberto RODRIGUES Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Luiz Henrique Fernandes da SILVA UFPB
  • Saemmy Grasiely Estrela de ALBUQUERQUE UFPB
  • Jordana de Almeida NOGUEIRA UFPB
  • Ulisses Umbelino dos ANJOS UFPB
  • João Agnaldo do NASCIMENTO UFPB

Resumo

Introdução: No processo de tomada de decisão, para a construção de estratégias eficazes a minimização de situações vulnerabilidade ao vírus da imunodeficiência humana - HIV, compreender os determinantes dos contextos em que os jovens interagem torna-se uma ferramenta auxiliar à prevenção. Objetivo: Definir os fatores contribuintes da vulnerabilidade individual ao HIV entre os jovens. Material e Métodos: Realizou-se um inquérito populacional com 417 indivíduos de escolas do ensino fundamental de João Pessoa – PB. Usou-se um questionário para coleta de dados, do qual as variáveis foram codificadas para análise dos dados através da estatística inferencial, realizando-se o teste qui-quadrado (χ2). Resultados: Os resultados demonstram evidência estatística de associação das variáveis sociodemográficas (p-valor <0,0001), da iniciação da vida sexual e dos comportamentos vulnerabilizantes de multiparceria sexual como determinantes da vulnerabilidade individual dos jovens ao HIV. As participantes do estudo autodeclararam-se pardas (54,9%), não exercendo atividade laboral no momento (82,7%), com renda familiar de até dois salários mínimos (62,1%) e que não mantinham um relacionamento afetivo-sexual (46,3%)na ocasião da pesquisa. A maioria (88,2%) relatou não ter praticado multiparceira sexual nos últimos seis meses. Conclusão: A vulnerabilidade aponta para as tendências de feminização e pauperização da infecção pelo HIV, assim, em maior ou menor grau, todos os atores sociais do processo saúde-doença estão vulneráveis ao HIV. DESCRITORES HIV. Saúde do Adolescente. Vulnerabilidade em Saúde.

Biografia do Autor

Jailson Alberto RODRIGUES, Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Discente do programa de Pós-graduação em Modelos em decisão e Saúde pela UFPB.
Luiz Henrique Fernandes da SILVA, UFPB
Graduando em Enfermagem pela UFPB, João Pessoa – PB, Brasil
Saemmy Grasiely Estrela de ALBUQUERQUE, UFPB
Graduanda em Enfermagem pela UFPB, João Pessoa – PB, Brasil
Jordana de Almeida NOGUEIRA, UFPB
Doutora, docente do programa de pós-graduação em modelos de decisão e saúde e, vice-coordenadora do programa de pós-graduação em enfermagem pela UFPB. João Pessoa – PB, Brasil.
Ulisses Umbelino dos ANJOS, UFPB
Doutor, docente do programa de pós-graduação em modelos de decisão e saúde. João Pessoa – PB, Brasil.
João Agnaldo do NASCIMENTO, UFPB
Doutor, docente do programa de pós-graduação em modelos de decisão e saúde. João Pessoa – PB, Brasil.
Publicado
2016-06-28
Como Citar
RODRIGUES, J. A., SILVA, L. H. F. da, ALBUQUERQUE, S. G. E. de, NOGUEIRA, J. de A., ANJOS, U. U. dos, & NASCIMENTO, J. A. do. (2016). FATORES CONTRIBUINTES DA VULNERABILIDADE INDIVIDUAL DOS JOVENS AO HIV. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(2), 141-148. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16073
Seção
Pesquisa