O EFEITO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL DA MARCHA HEMIPARÉTICA DE INDIVÍDUOS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Autores

  • Alisson Padilha de LIMA Pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.
  • Fabrício Bruno CARDOSO Pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Resumo

Objetivo: O estudo teve por finalidade avaliar o efeito de um programa de exercícios físicos em meio líquido sobre a capacidade funcional da marcha hemiparética de indivíduos com acidente vascular cerebral. Material e Métodos: Esta pesquisa foi desenvolvida por intermédio do modelo experimental que permitiu avaliar a capacidade funcional da marcha hemiparética de 20 indivíduos com sequelas do AVC através do Índice de Marcha Dinâmico. Resultados: Os participantes apresentaram uma média na primeira avaliação igual a 7,95 pontos, na segunda avaliação o desempenho foi de 12 pontos, e por fim quando avaliados pela terceira vez apresentaram média igual a 16,5 pontos. Conclusão: O programa de exercícios físicos aumentou a capacidade funcional da marcha de indivíduos com histórico de AVC, proporcionando melhoria no condicionamento físico e na realização de suas atividades da vida diária. DESCRITORES Acidente Vascular Cerebral. Hemiparesia. Exercício Físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Padilha de LIMA, Pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Professor Bacharel e Licenciado em Educação Física CEULJI/ULBRA, Especialista em Educação Especial UCDB/MS, Mestrando em Envelhecimento Humano UPF/RS, Personal Trainer para populações especiais, Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física. CREF: 001854G/RO.

Fabrício Bruno CARDOSO, Pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Centro de Estudos em Neurociências e Educação (Neuroeduc/UFRJ), Programa de Doutorado em Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado (LABFILC) Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Departamento de Ciências da Atividade Física.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

LIMA, A. P. de, & CARDOSO, F. B. (2015). O EFEITO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL DA MARCHA HEMIPARÉTICA DE INDIVÍDUOS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(3), 203–208. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16225

Edição

Seção

Pesquisa