ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM ESCLERODERMIA SISTÊMICA: RELATO DE CASOS

Autores

  • Aline Maria de Araújo PEDROZA Aluna do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, pesquisadora do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva – LabFISC do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Fisioterapia e Saúde – NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde/UFPB, João Pessoa/PB.
  • Márcia Heloyse Alves MOTTA Aluna do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, pesquisadora do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva – LabFISC do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Fisioterapia e Saúde – NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde/UFPB, João Pessoa/PB.
  • Antonio Geraldo Cidrão de CARVALHO Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, pesquisadores do LabFISC/NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, João Pessoa/PB.
  • Eliane Araújo de OLIVEIRA Professora Doutora do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadora do Laboratório de Estudos do Envelhecimento Humano/CCS/UFPB, João Pessoa/PB.
  • Maria Claudia Gatto CARDIA Professora Mestre do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadora do Laboratório de Ergonomia e Saúde (LABES)/NEPEFIS, doutoranda da Universidade de Granada (UGR) e membro do grupo CTS-545 (plano Andaluz de investigação – Espanha), João Pessoa/PB.
  • Neide Maria Gomes de LUCENA Professora Pós-Doutora do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadora do Laboratório de Ergonomia e Saúde (LABES)/NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • Stenio Melo Lins da COSTA Professor Doutor do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisador do Laboratório de Gestão e Serviços de Saúde (LAGESS)/NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • Maria de Fátima Alcântara BARROS Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, pesquisadores do LabFISC/NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, João Pessoa/PB

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito do tratamento fisioterapêutico e seus benefícios na evolução clínica da esclerodermia sistêmica. Materiais e Métodos: Trata-se de dois relatos de caso de pacientes com diagnóstico de esclerodermia sistêmica, com diferentes níveis de envolvimento clínico. Os pacientes foram atendidos nas dependências da Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba, no período de agosto a dezembro de 2011, em sessões com duração de aproximadamente uma hora, duas vezes por semana. Resultados: Os pacientes acompanhados apresentaram considerável melhora da expansibilidade torácica, do trofismo, da amplitude de movimento articular e, consequentemente, da qualidade de vida. Conclusão: Os recursos fisioterapêuticos empregados nestes relatos de casos, como a cinesioterapia geral e respiratória, a TENS, a hidroterapia, a drenagem linfática, os exercícios de coordenação e do equilíbrio, dentre outros, propiciaram uma evolução favorável do quadro clínico dos pacientes. DESCRITORES Esclerodermia. Escleroderma sistêmico. Fisioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

PEDROZA, A. M. de A., MOTTA, M. H. A., CARVALHO, A. G. C. de, OLIVEIRA, E. A. de, CARDIA, M. C. G., LUCENA, N. M. G. de, COSTA, S. M. L. da, & BARROS, M. de F. A. (2013). ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM ESCLERODERMIA SISTÊMICA: RELATO DE CASOS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16, 115–124. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16413

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)