A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES FIBROMIÁLGICAS SUBMETIDAS À INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

Autores

  • Maria de Fátima Alcântara BARROS Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, pesquisadores do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva - LabFISC do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Fisioterapia e Saúde - NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, João Pessoa/PB.
  • Letícia Maria Mendonça e SILVA Fisioterapeuta Mestre, pesquisadora do LabFISC/NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • João Agnaldo do NASCIMENTO Professor Doutor do Departamento de Ciências Exatas do Centro de Ciências Aplicadas e Educação do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto/PB.
  • Eliane Araújo de OLIVEIRA Professora Doutora do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadora do Laboratório de Estudos do Envelhecimento Humano/CCS/UFPB, João Pessoa/PB.
  • Maria Claudia Gatto CARDIA Professora Mestre do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadora do Laboratório de Ergonomia e Saúde (LABES)/NEPEFIS, doutoranda da Universidade de Granada (UGR) e membro do grupo CTS-545 (plano Andaluz de investigação – Espanha), João Pessoa/PB.
  • Neide Maria Gomes de LUCENA Professora Pós-Doutora do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadora do LABES/ NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • Stenio Melo Lins da COSTA Professor Doutor do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisador do Laboratório de Gestão e Serviços de Saúde (LAGESS)/NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • Antonio Geraldo Cidrão de CARVALHO Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, pesquisadores do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva - LabFISC do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Fisioterapia e Saúde - NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, João Pessoa/PB.

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de portadores de fibromialgia submetidos a um protocolo cinesioterapêutico no meio aquático. Material e Métodos: Realizou-se um ensaio clínico randomizado com 20 participantes, divididos em dois grupos de intervenção. O Grupo A (n=10) - usuários que foram submetidos a um protocolo cinesioterapêutico no meio aquático (hidrocinesioterapia) e acupuntura e o Grupo B (n=10) - pacientes que foram tratados por meio hidrocinesioterapia. O estudo foi desenvolvido com usuários do sistema único de saúde na Clínica Escola de Fisioterapia/UFPB. Para a coleta dos dados utilizou-se uma ficha de avaliação fisioterapêutica e o questionário SF-36. As análises estatísticas foram realizadas por meio do SPSS, tendo sido empregado o teste de Wilcoxon para a comparação entre as variáveis quantitativas e o de Mann-Whitney para a análise das variáveis independentes. Considerou-se estatisticamente significante, valores de p menor que 0,05. Resultados: A média da idade das mulheres foi 56,2±6,8. Em ⅔ das usuárias a renda per caput familiar foi menor que 2 salários mínimos. Nos dois grupos, ocorreu uma diferença estatisticamente significante entre o início e o término da intervenção. Somente para o domínio dor (p menor que 0,001) foi constatada diferença significante entre os grupos. Conclusão: O estudo mostrou que a hidrocinesioterapia associada ou não a acupuntura é um método eficaz para melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade dos pacientes fibromiálgicos. DESCRITORES Fibromialgia. Fisioterapia. Hidroterapia. Acupuntura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

BARROS, M. de F. A., SILVA, L. M. M. e, NASCIMENTO, J. A. do, OLIVEIRA, E. A. de, CARDIA, M. C. G., LUCENA, N. M. G. de, COSTA, S. M. L. da, & CARVALHO, A. G. C. de. (2013). A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES FIBROMIÁLGICAS SUBMETIDAS À INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16, 3–10. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16414

Edição

Seção

Pesquisa