ESTUDO DE FIABILIDADE INTEREXAMINADOR NA FIXAÇÃO DE MARCADORES ANATÔMICOS PARA AVALIAÇÃO POSTURAL FOTOGRAMÉTRICA

Autores

  • Maria Claudia GATTO-CARDIA Professora Mestre do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pesquisadora do Laboratório de Ergonomia e Saúde (LABES) do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Fisioterapia e Saúde (NEPEFIS), doutoranda da Universidade de Granada (UGR) e membro do grupo CTS-545 (plano Andaluz de investigação - Espanha), João Pessoa/PB.
  • Neide Maria Gomes de LUCENA Professora Pós-Doutora do Departamento de Fisioterapia da UFPB, coordenadora do LABES/NEPEFIS,João Pessoa/PB.
  • Victor Manuel Soto HERMOSO Professor Doutor da UGR, responsável pelo grupo CTS-545 e investigador principal do projeto PAQOL do plano Nacional I+D+i de Espanha.
  • Luciana Maria de Morais Martins SOARES Professora Doutora do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e Faculdades Integrada de Patos (FIP), pesquisadora do LABES/NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • Maria Ângela Ramalho Pires de ALMEIDA Fisioterapeuta, doutoranda da UGR e pesquisadora do LABES/NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • Antonio Geraldo Cidrão de CARVALHO Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadores do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva (LabFISC)/NEPEFIS, João Pessoa/PB.
  • Maria de Fátima Alcântara BARROS Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadores do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva (LabFISC)/NEPEFIS, João Pessoa/PB.

Resumo

Objetivo: Verificar a fiabilidade interexaminador na fixação de marcadores epidérmicos em 33 pontos anatômicos. Material e Métodos: A amostra foi configurada por 2 grupos, o grupo de examinadores (GE) com 3 fisioterapeutas treinados e o grupo avaliado (GA) com 6 sujeitos com características antropométricas diferentes. O GA foi submetido à fixação de marcadores pelos 3 examinadores do GE no mesmo dia, com intervalo entre as coletas de dados. Foram registradas 4 imagens de cada sujeito por cada procedimento do GE, sendo utilizada uma câmera fotográfica PENTAX – Optio L60 , fixada em um tripé, devidamente posicionado. As imagens foram digitalizadas utilizando o software Fisio Office plus gerando 33 medidas angulares. O coeficiente de correlação intraclasse (CCI) foi utilizado para a análise estatística, associado ao erro padrão da medição (EPM). Resultados: Vinte medidas obtiveram concordância entre os 3 examinadores. Não foi possível determinar nenhuma relação entre as características antropométricas e o erro na fixação de marcadores devido ao pequeno tamanho da amostra. Conclusão: O estudo demonstrou concordância para 60% das medidas estudadas indicando que examinadores habilidosos e bem treinados, com controle das condições de avaliação, garantem a precisão e acurácia no uso da fotogrametria para avaliação da postura estática. DESCRITORES Fotogrametria. Postura. Reprodutibilidade de testes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

GATTO-CARDIA, M. C., LUCENA, N. M. G. de, HERMOSO, V. M. S., SOARES, L. M. de M. M., ALMEIDA, M. Ângela R. P. de, CARVALHO, A. G. C. de, & BARROS, M. de F. A. (2013). ESTUDO DE FIABILIDADE INTEREXAMINADOR NA FIXAÇÃO DE MARCADORES ANATÔMICOS PARA AVALIAÇÃO POSTURAL FOTOGRAMÉTRICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16, 51–58. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16416

Edição

Seção

Pesquisa