REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM MULHERES MASTECTOMIZADAS

Autores

  • Isabela Barbosa de ARAÚJO Fisioterapeuta Graduada da Universidade Federal da Paraíba; Acadêmica do Curso de Pós-graduação em Fisioterapia Dermato funcional da FIR - Faculdade Integrada do Recife.
  • Eliane Araújo de OLIVEIRA Professora Doutora do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadora do Laboratório de Estudos do Envelhecimento Humano/CCS/UFPB, João Pessoa/PB.
  • Cristina Katya Torres Teixeira MENDES Pós-Doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN. Pesquisadora Laboratório de Estudos do Envelhecimento Humano do Núcleo de Pesquisa em Ciências do Movimento Humano/ Universidade Federal da Paraíba/ Campus I, João Pessoa, Paraíba.
  • Antonio Geraldo Cidrão de CARVALHO Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, pesquisadores do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva - LabFISC do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Fisioterapia e Saúde - NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB.
  • Maria de Fátima Alcântara BARROS Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, pesquisadores do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva - LabFISC do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Fisioterapia e Saúde - NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB.
  • Suellen de Andrade MARINHO Fisioterapeuta. Pós-Doutoranda do Programa de Doutorado em Psicologia Social/UFPB.
  • Neide Maria Gomes de LUCENA Professora Pós-Doutora do Departamento de Fisioterapia da UFPB, pesquisadora do LABES/ NEPEFIS, João Pessoa/PB.

Resumo

Objetivo: Descrever e analisar a representação da imagem corporal (IC) em mulheres mastectomizadas. Material e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e transversal, cuja amostra populacional, constituída por 20 (vinte) mulheres, com faixa etária de trinta a sessenta anos, participantes do grupo de apoio às mulheres com câncer de mama Amigos do Peito. No presente estudo, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados o questionário para a coleta dos dados sociodemográficos e clínicos e a Escala de Medida da Imagem Corporal de Souto (1999) para diagnóstico de alterações na Imagem Corporal. Resultados: Observou-se que a maioria das mulheres apresenta uma imagem corporal desfavorável e um pouco menos da metade possuem uma imagem favorável. Conclusão: o tipo de cirurgia, o estado civil e a faixa etária foram as variáveis que mais influenciaram uma imagem corporal desfavorável, enquanto que variáveis como o tipo de terapia e reconstrução cirúrgica não teve influência sobre a representação da imagem corporal. DESCRITORES Câncer de mama. Imagem corporal. Saúde da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

ARAÚJO, I. B. de, OLIVEIRA, E. A. de, MENDES, C. K. T. T., CARVALHO, A. G. C. de, BARROS, M. de F. A., MARINHO, S. de A., & LUCENA, N. M. G. de. (2013). REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM MULHERES MASTECTOMIZADAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16, 73–82. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16465

Edição

Seção

Pesquisa