LÍQUEN PLANO ORAL EM LÁBIO INFERIOR: RELATO DE CASO

Autores

  • Bárbara Souza FARIA Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Rodrigo Gadelha VASCONCELOS Professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral - UFRN.
  • Rodrigo Porpino MAFRA
  • Lélia Maria Guedes QUEIROZ Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Patologia Oral – UFRN.
  • Marcelo Gadelha VASCONCELOS Doutor em Patologia Oral - UFRN.

Resumo

Introdução: Líquen Plano Oral (LPO) é uma doença mucocutânea crônica relativamente comum, que possui etiologia desconhecida, com evidências de associação a uma resposta imune celular. Caracteriza-se pela presença de lesões simétricas e bilaterais ou lesões múltiplas, afetando principalmente a mucosa jugal, a língua e a gengiva. As formas clínicas mais frequentemente descritas são a reticular, erosiva, papular, em placa, atrófica e bolhosa. Objetivo: Relatar um caso clínico incomum de LPO em lábio inferior. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 54 anos, compareceu ao Serviço Odontológico do Hospital Naval de Natal, queixando-se de lesão branca no lábio inferior. Ao exame clínico, verificou-se a presença de uma lesão leucoplásica, com áreas de estriações, com superfície plana e áspera. As hipóteses diagnósticas da lesão foram de líquen plano reticular e de leucoplasia. Foi realizada a biópsia incisional, e na análise microscópica, evidenciou-se fragmento de mucosa oral revestida por epitélio pavimentoso estratificado ortoceratinizado, exibindo degeneração hidrópica em toda a extensão da camada basal. A lâmina própria subjacente era constituída por tecido conjuntivo fibroso, apresentando infiltrado inflamatório linfocítico em faixas subepiteliais. Com base nas características clínicas e histopatológicas, a lesão foi diagnosticada como LPO. Conclusão: Considerando que o LPO é uma doença relativamente comum e apresenta variadas manifestações clínicas, como constatado no presente relato, ressalta-se a importância do conhecimento acerca desta entidade, de forma a proporcionar um correto diagnóstico. DESCRITORES: Líquen plano Oral. Patologia Bucal. Cirurgia Oral

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Souza FARIA, Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Rodrigo Gadelha VASCONCELOS, Professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral - UFRN.

Professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral - UFRN.

Lélia Maria Guedes QUEIROZ, Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Patologia Oral – UFRN.

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Patologia Oral – UFRN.

Marcelo Gadelha VASCONCELOS, Doutor em Patologia Oral - UFRN.

Doutor em Patologia Oral - UFRN.

Downloads

Publicado

2014-10-21

Como Citar

FARIA, B. S., VASCONCELOS, R. G., MAFRA, R. P., QUEIROZ, L. M. G., & VASCONCELOS, M. G. (2014). LÍQUEN PLANO ORAL EM LÁBIO INFERIOR: RELATO DE CASO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(1), 55–62. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16583

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)