O IDOSO E SEUS DIREITOS EM SAÚDE: UMA COMPREENSÃO SOBRE O TEMA NA REALIDADE ATUAL

Autores

  • Janaíne Chiara OLIVEIRA MORAES Universidade Federal da Paraíba
  • Fabiana Medeiros de BRITO
  • Emilie de Oliveira COSTA
  • Eveline de Oliveira BARROS
  • Iluska Pinto da COSTA

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento produzido na literatura nacional dos últimos anos acerca dos direitos em saúde da população idosa. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, durante o mês de julho de 2013, constituída por 7 artigos científicos. Resultados: Os artigos originais prevaleceram sobre as pesquisas bibliográficas e a Enfermagem foi a área que mais contribuiu com tais estudos. Da análise emergiram duas categorias: A garantia e a efetivação dos direitos do idoso em saúde e O cumprimento dos direitos em saúde do idoso: um desafio para os profissionais da área, nas quais os autores enfatizam o desconhecimento dos profissionais, da família e do próprio idoso sobre seus direitos, e em especial no âmbito da saúde, bem como a falta de divulgação destes perante a sociedade. Conclusão: O desconhecimento e a falta de informação dos direitos da pessoa idosa contribuem para o não cumprimento daquilo que lhe é assegurado por lei, dificultando a sua reivindicação. DESCRITORES Idoso. Direitos. Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaíne Chiara OLIVEIRA MORAES, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Campina Grande; Especialista em Saúde da Família; Membro e pesquisadora do Núcleos de Estudos e Pesquisas em Bioética da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

OLIVEIRA MORAES, J. C., BRITO, F. M. de, COSTA, E. de O., BARROS, E. de O., & COSTA, I. P. da. (2015). O IDOSO E SEUS DIREITOS EM SAÚDE: UMA COMPREENSÃO SOBRE O TEMA NA REALIDADE ATUAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(3), 255–260. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16938

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)