PROTOCOLO DIFERENCIADO PARA TERAPIA NUTRICIONAL NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA

Autores

  • Acsa Nara Araújo BRITO
  • Sancha Helena Lima VALE Universidade Potiguar (UnP).
  • Camila Xavier ALVES Universidade Potiguar (UnP)
  • Julia Leite CASTRO
  • Mário Emílio Teixeira DOURADO JÚNIOR Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Lucia Dantas LEITE Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Objetivo: Discutir a terapia nutricional na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), compartilhando um protocolo elaborado e utilizado em ambulatório especializado. Material e Métodos: A fundamentação teórica desse artigo foi baseada na literatura científica publicada nas bases de dados PubMed e ISI Web of Science, utilizando os descritores “amyrotrophic lateral sclerosis” and “nutrition”. Resultados e Discussão: Em síntese, a ELA é uma doença neurodegenerativa rara, com prognóstico desfavorável e tratamento paliativo. A desnutrição é bastante frequente nessa doença e aumenta o risco de morte dos pacientes. Assim, a terapia nutricional é imprescindível e deve estar integrada a uma assistência multidisciplinar. O monitoramento nutricional é recomendado pelo menos a cada três meses, incluindo avaliação nutricional e prescrição de dieta hipercalórica e hiperproteica, com adequada quantidade hídrica e de fibras. Em adição, os micronutrientes, sobretudo os antioxidantes, devem atingir a Ingestão Diária Recomendada. Modificações na consistência da dieta para tratar a disfagia são indicadas e a nutrição enteral deve ser desmistificada entre os pacientes e cuidadores. Esses pacientes são candidatos potenciais para uso da nutrição enteral, a qual deve ser indicada em casos de disfagia significativa ou prejuízo da função respiratória associada com baixa ingestão alimentar, índice de massa corporal menor que 18,5 ou 22,0 kg/m2 (para adultos e idosos, respectivamente) e/ou perda de peso acima de 10%. Conclusão: Sugere-se a padronização da terapia nutricional na ELA e a instituição de protocolo diferenciado na prática clínica. Com isso, a desnutrição pode ser evitada ou minimizada, contribuindo para melhor qualidade de vida e sobrevida desses pacientes. DESCRITORES: Esclerose Amiotrófica Lateral. Terapia Nutricional. Recomendações Nutricionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acsa Nara Araújo BRITO

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sancha Helena Lima VALE, Universidade Potiguar (UnP).

Nutricionista, UFRN. Doutora em Ciências da Saúde, UFRN. Professora de Nutrição Clínica, Universidade Potiguar (UnP), Natal/RN, Brasil.

Camila Xavier ALVES, Universidade Potiguar (UnP)

Nutricionista, UFRN. Mestre em Ciências da Saúde, UFRN. Professora de Nutrição Clínica, Universidade Potiguar (UnP), Natal/RN, Brasil.

Julia Leite CASTRO

Nutricionista, UFRN. Especialista em Nutrição Clínica, Universidade Gama Filho, Natal/RN, Brasil.

Mário Emílio Teixeira DOURADO JÚNIOR, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Neurologista, UFRN. Mestre em bioquímica, UFRN. Professor de Neurologia, UFRN, Natal/RN, Brasil.

Lucia Dantas LEITE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Saúde e Professora de Nutrição Clínica da UFRN.

Downloads

Publicado

2014-10-21

Como Citar

BRITO, A. N. A., VALE, S. H. L., ALVES, C. X., CASTRO, J. L., DOURADO JÚNIOR, M. E. T., & LEITE, L. D. (2014). PROTOCOLO DIFERENCIADO PARA TERAPIA NUTRICIONAL NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(1), 79–86. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16941

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)