POSICIONAMENTO DOS COORDENADORES DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE EGRESSOS DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Francisco José de LUNAS JÚNIOR Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Raissa Mont' Alverne BARRETO Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Maristela Inês Osawa VASCONCELOS Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Resumo

Objetivo: analisar o posicionamento dos coordenadores da Atenção Básica dos municípios que contemplam a 11a Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) com sede em Sobral sobre egressos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). Material e Métodos: estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 27 gestores da Atenção Básica da Macrorregião de Saúde de Sobral composta por 55 municípios. A coleta dos dados ocorreu pelo Google Docs mediante um questionário eletrônico sob referencial teórico a Proposta Pedagógica da 8ª turma de RMSF de Sobral, o qual foi encaminhado por email a todos os coordenadores da atenção básica dos municípios em questão. Resultados: Verificou-se que no contexto regional, somente três municípios confirmaram ter no seu quadro de trabalhadores profissionais egressos de programas de RMSF inseridos na atenção básica. Os coordenadores se posicionaram como favoráveis a contratação de egressos do programa de RMSF e consideraram nível bom de satisfação em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional de nível superior que atua na Atenção Primária. Conclusão: apesar do discurso de valorização da formação em serviço, a absorção de egressos nesta modalidade de formação ainda é baixa no contexto da atenção básica na região Norte do Ceará, entretanto os profissionais certificados em RMSF possuem a qualidade e formação necessária para modificar a realidade da vida das pessoas com o qual interage no fazer profissional, uma vez que possuem competências necessárias no contexto da Estratégia Saúde da Família. DESCRITORES Programa Saúde da Família. Internato e Residência. Recursos Humanos em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José de LUNAS JÚNIOR, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Enfermeiro

Raissa Mont' Alverne BARRETO, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Maristela Inês Osawa VASCONCELOS, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do curso de graduação em Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da UVA. Vice-líder do Grupo de pesquisa LABSUS.

Downloads

Publicado

2015-10-14

Como Citar

LUNAS JÚNIOR, F. J. de, BARRETO, R. M. A., & VASCONCELOS, M. I. O. (2015). POSICIONAMENTO DOS COORDENADORES DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE EGRESSOS DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(4), 325–332. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/18215

Edição

Seção

Pesquisa