RECIDIVA DE AMELOBLASTOMA PARA TECIDOS MOLES APÓS TRATAMENTO RADICAL

Autores

  • Leorik Pereira SILVA Federal University of Rio Grande do Norte
  • Vanessa de Carvalho MELO Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).
  • Edmilson Zacarias SILVA JÚNIOR Hospital Universitário Osvaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE)
  • Camila Carla Maria Ximenes OLIVEIRA Hospital Universitário Osvaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE)
  • Emanuel Dias OLIVEIRA E SILVA Faculdade de Odontologia da Universidade da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).
  • Ana Claudia Amorim GOMES Faculdade de Odontologia da Universidade da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).

Resumo

Introdução: Ameloblastomas são tumores dos maxilares localmente agressivos com uma alta propensão para recorrência e acredita-se que surgem a partir de restos da lâmina dental ou epitélio odontogênico. A cirurgia radical continua a ser a terapia de escolha. Relato do caso: Apresentamos um caso onde uma paciente de 69 anos de idade, aproximadamente oito anos após hemi-mandibulectomia para tratamento de ameloblastoma multicístico, procurou o serviço de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Pernambuco, Brasil, apresentando aumento de volume intrabucal doloroso, bem delimitado, e medindo cerca de 4 cm na submucosa adjacente à placa de titânio que foi usada para a reconstrução. Uma tomografia computadorizada e uma biópsia incisional foram realizadas. A lesão foi diagnosticada como ameloblastoma. Os tumores foram ressecados e análise anatomopatológica revelou um ameloblastoma predominantemente folicular e acantomatoso dentro de intensa fibrose, configurando uma recorrência em tecidos moles. Comentários: Este relato mostra a necessidade de monitoramento de ameloblastomas, por um período de longo prazo mesmo após o tratamento radical. DESCRITORES Recidiva Local de Neoplasia. Ameloblastoma. Cirurgia Maxilofacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leorik Pereira SILVA, Federal University of Rio Grande do Norte

Cirurgião Dentista; Mestrando em Patologia Oral no Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Vanessa de Carvalho MELO, Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).

Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE). Monitoria da disciplina de Anatomia Geral e Estomatologia.

Edmilson Zacarias SILVA JÚNIOR, Hospital Universitário Osvaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE)

Residente em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário Osvaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE).

Camila Carla Maria Ximenes OLIVEIRA, Hospital Universitário Osvaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE)

Residente em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário Osvaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE).

Emanuel Dias OLIVEIRA E SILVA, Faculdade de Odontologia da Universidade da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).

Professor Adjunto de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial na Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).

Ana Claudia Amorim GOMES, Faculdade de Odontologia da Universidade da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).

Professora Adjunta de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial na Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE).

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

SILVA, L. P., MELO, V. de C., SILVA JÚNIOR, E. Z., OLIVEIRA, C. C. M. X., OLIVEIRA E SILVA, E. D., & GOMES, A. C. A. (2016). RECIDIVA DE AMELOBLASTOMA PARA TECIDOS MOLES APÓS TRATAMENTO RADICAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(4), 307–310. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/20103

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)