CONTRIBUIÇÕES DO PET – SAÚDE, EIXO EDUCAÇÃO PERMANENTE (EP) PARA OS PROCESSOS DE TRABALHO DO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO EM JOÃO PESSOA

Autores

  • Juliana SAMPAIO Psicóloga, Doutora em Saúde Pública, Professora do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Izabelle Patrício Melo de PINHO graduanda em Medicina da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Tatjana Teresa de Lima MIRANDA Fisioterapeuta, Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, Fisioterapeuta do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (João Pessoa/PB).
  • Michelle Almeida SILVA graduanda em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB)

Resumo

Introdução: A Universidade Federal da Paraíba e a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa vêm desenvolvendo ações de educação permanente, tendo como base o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde, eixo educação permanente (PET-EP), Edital de 2012. No Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI), a equipe do PET-EP, em conjunto com uma equipe multiprofissional do CAISI desenvolve ações de educação permanente, partindo da reflexão sobre a realidade do serviço e das necessidades existentes, para então produzir, coletivamente, estratégias voltadas a solucionar estes problemas. Objetivo: Relatar as contribuições do PET-EP no CAISI, por meio das ações realizadas nessa instituição entre agosto de 2012 a janeiro de 2013. Resultado: Tem sido possível observar uma transformação das práticas profissionais, bem como uma maior democratização das relações e fortalecimento da integração ensino-serviço neste centro, colaborando, assim, com as melhorias na organização da instituição. Conclusão: A educação permanente tem funcionado como gatilho no processo de mudança, por meio da reflexão das práticas do trabalho, sendo importante a manutenção de espaços onde essas reflexões sejam discutidas para que o processo não seja perdido. DESCRITORES Educação em Saúde. Relações Interprofissionais. Integralidade em Saúde. Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana SAMPAIO, Psicóloga, Doutora em Saúde Pública, Professora do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professora adjunto3 da Universidade Federal da Paraíba, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Paraíba e membro da Rede ABRAPSO Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e da Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: atenção básica, gestão do cuidado, políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos e gênero.

Izabelle Patrício Melo de PINHO, graduanda em Medicina da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

possui ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto João XXIII (2006) . Tem experiência na área de Medicina.

Tatjana Teresa de Lima MIRANDA, Fisioterapeuta, Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, Fisioterapeuta do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (João Pessoa/PB).

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Tem experiência na área de Fisioterapia, trabalhando na área de Gerontologia à quinze anos. Atua nos níveis de educação, promoção, prevenção e Reabilitação da pessoa idosa. Se aperfeiçoou no Curso à Distância, na área de Envelhecimento promovido pela FIOCRUZ/ENSP e é Especialista em Saúde e Envelhecimento pela Universidade Federal da Paraíba, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde do Município de João Pessoa.

Michelle Almeida SILVA, graduanda em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB)

Estuda odontologia na universidade federal da paraíba e participa como bolsista do programa de educação pelo trabalho, Educação Permanente

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

SAMPAIO, J., PINHO, I. P. M. de, MIRANDA, T. T. de L., & SILVA, M. A. (2014). CONTRIBUIÇÕES DO PET – SAÚDE, EIXO EDUCAÇÃO PERMANENTE (EP) PARA OS PROCESSOS DE TRABALHO DO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO EM JOÃO PESSOA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 69–76. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/20944

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)