CARACTERIZAÇÃO DAS GESTANTES PORTADORAS DE HIV NO ESTADO DA PARAIBA, 2008 – 2012

Autores

  • Priscylla Lins FILGUEIRAS Universidade Federal da Paraíba
  • Camila Emídio BASTOS Universidade Federal da Paraíba
  • Elisama Araújo de SENA Universidade Federal da Paraíba
  • Cláudia Helena Soares de Morais FREITAS Universidade Federal da Paraíba
  • Ivoneide Lucena PEREIRA Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba
  • Mailza Gomes de OLIVEIRA Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Objetivo: Caracterizar o perfil das gestantes diagnosticadas com HIV notificadas no SINAN PB. Material e Métodos: Estudo epidemiológico descritivo realizado por meio de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba. Foram incluídos todos os casos notificados de gestantes infectadas pelo HIV, diagnosticadas entre janeiro de 2008 a dezembro de 2012. Resultados: Foram notificadas 237 gestantes HIV positivas com idade entre 20 a 29 anos; donas de casa; com ensino fundamental incompleto; de cor parda e residente na zona urbana. O pré-natal foi realizado em 89,0% dos casos e a evidência laboratorial foi obtida antes ou durante o pré-natal em 77,48% das gestantes. Nos municípios paraibanos foram realizados 188 partos. A profilaxia no momento do trabalho de parto foi realizada em 79% dos partos e a quimioprofilaxia nas primeiras 24 horas em 90% dos neonatos. Conclusões: A infecção do HIV em gestantes atinge mulheres jovens e com baixo nível de escolaridade. Observa-se a tendência de interiorização da infecção pelo HIV, no qual nota-se progressiva, embora incipiente, propagação da epidemia para municípios distantes das áreas metropolitanas. A cobertura pré-natal e o diagnóstico são acessíveis à maioria das mulheres. A oferta de ARV às gestantes no momento do parto e aos recém-nascidos atinge cifra próximas a 80%, que deve ser ampliada no intuito de erradicar a transmissão vertical. DESCRITORES HIV. Gestantes. Transmissão Vertical de Doença Infecciosa. Epidemiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscylla Lins FILGUEIRAS, Universidade Federal da Paraíba

Priscylla Lins Filgueiras (FILGUEIRAS, P. L.): Estudante de Graduação em Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde do Departamento de Clínica e Odontologia Social - CCS, UFPB, João Pessoa/PB, Brasil.

Camila Emídio BASTOS, Universidade Federal da Paraíba

Camila Emídio Bastos (BASTOS, C. E.): Estudante de Graduação em Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde do Departamento de Clínica e Odontologia Social - CCS, UFPB, João Pessoa/PB, Brasil.

Elisama Araújo de SENA, Universidade Federal da Paraíba

Elisama Araújo de Sena (SENA, E. A.): Estudante de Graduação em Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde do Departamento de Clínica e Odontologia Social - CCS, UFPB, João Pessoa/PB, Brasil.

Cláudia Helena Soares de Morais FREITAS, Universidade Federal da Paraíba

Cláudia Helena Soares de Morais Freitas (FREITAS, C. H. S. M.): Professora Doutora Associada do Departamento de Clínica e Odontologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde do Departamento de Clínica e Odontologia Social - CCS, UFPB, João Pessoa/PB, Brasil.

Ivoneide Lucena PEREIRA, Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba

Ivoneide Lucena Pereira (PEREIRA, I. L.): Gerente Operacional das DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde, UFPB/João Pessoa/PB, Brasil.

Mailza Gomes de OLIVEIRA, Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba

Mailza Gomes de Oliveira (OLIVEIRA, M. G.): Gerente Operacional das DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET-Saúde, UFPB/João Pessoa/PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

FILGUEIRAS, P. L., BASTOS, C. E., SENA, E. A. de, FREITAS, C. H. S. de M., PEREIRA, I. L., & OLIVEIRA, M. G. de. (2014). CARACTERIZAÇÃO DAS GESTANTES PORTADORAS DE HIV NO ESTADO DA PARAIBA, 2008 – 2012. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 115–124. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/21010

Edição

Seção

Pesquisa