O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA REDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DA PARAÍBA: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cristina Marques de Almeida HOLANDA (HOLANDA, C. M. A.). Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde- PET Redes de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Fisioterapeuta da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba.
  • Ívina Samara de Andrade QUEIROZ (QUEIROZ, I. S. A.). Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bolsista PET-SAÚDE Redes de Cuidados a Pessoa com Deficiência.
  • Kelly de Araújo SOARES (SOARES, K. A.). Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bolsista PET-SAÚDE Redes de Cuidados a Pessoa com Deficiência.
  • Ligia Raquel Ortiz Gomes STOLT (STOLT, L. R. O. G.). Docente do Departamento de Fisioterapia da UFPB. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Tutora PET-SAÚDE Redes de Cuidados a Pessoa com Deficiência.
  • Simone Bezerra ALVES (ALVES, S. B.) Docente do Departamento de Fisioterapia da UFPB. Doutora em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Tutora PET-SAÚDE Redes de Cuidados a Pessoa com Deficiência.

Resumo

Objetivo: O presente artigo tem como proposta realizar um relato de experiência das atividades vivenciadas no Projeto Pet – Redes de Cuidados à Pessoa com Deficiência, com enfoque nas ações desenvolvidas no cenário de práticas da Secretaria Estadual da Saúde da Paraíba – Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência, produzindo uma reflexão crítica sob a ótica dos alunos bolsistas inseridos neste campo de prática. Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência que toma como procedimento a análise feita a partir das vivências pautadas no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET). Resultados: Com isto, pudemos observar a dinâmica de construção do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência e participar de experiências para a nossa formação profissional tais como: Encontro Regional da Economia da Saúde do Nordeste 2014: “Avanços e Eficiências nas Políticas de Saúde para o SUS”, Reuniões com o Grupo Condutor Estadual da Paraíba, Oficina PET, dentre outros. Conclusão: Por fim, concluímos que o PET desenvolve e proporciona experiências ímpares para a nossa formação, fazendo com que se obtenha um olhar diferenciado sobre a realidade e o processo de construção de projetos dentro da gestão. DESCRITORES Gestão em Saúde. Pessoas com Deficiência. Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

HOLANDA, C. M. de A., QUEIROZ, Ívina S. de A., SOARES, K. de A., STOLT, L. R. O. G., & ALVES, S. B. (2014). O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA REDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DA PARAÍBA: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 33–38. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/21012

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)