OS FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA: ATIVIDADE DO PET-SÁUDE COM PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Autores

  • Yokiny Araújo SILVA UFPB
  • Lariça Cândido SILVA UFPB
  • Maria do Socorro Araújo Serrano OLIVEIRA
  • Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes PESSOA UFPB

Resumo

Objetivo: relatar uma atividade de educação em saúde realizada com um grupo de usuários da Atenção Básica portadores de Doenças Crônicas não transmissíveis (DCNT). Material e Métodos: Na perspectiva de integração do ensino-serviço-comunidade, discentes da Universidade Federal da Paraíba e uma profissional de saúde da Atenção Básica, participantes do eixo Estratégia de Saúde da Família e redes do PET-saúde inserido em uma Unidade de Saúde da Família do município de João Pessoa – Paraíba identificaram a necessidade de abordar o uso de fitoterápicos com esse público. A atividade foi realizada na modalidade de exposição dialogada e demonstrativa. As ervas escolhidas, em sua maioria, tem efeito diurético e hipotensor com o intuito de atender às necessidades terapêuticas do público alvo. Os fitoterápicos explanados durante a experiência foram: Alcachofra, Insulina Vegetal, Alecrim, Alfava, Alho, Boldo, Carqueja, Cavalinha, Oliveira, Pata de Vaca, Cajueiro Resultados: Participaram da experiência 21 usuários entre diabéticos e hipertensos, cadastrados no programa do hiperdia. A discussão com os usuários sobre as orientações adequadas torna-se imprescindível para o uso correto e racional dos fitoterápicos, o modo de preparo, as contra indicações e as indicações do fitoterápico são essenciais para a saúde deste grupo. Conclusão: A fitoterapia é um recurso alternativo, muito útil nos programas de Atenção Primaria à Saúde. Recomenda-se o uso da fitoterapia como terapia complementar na Estratégia de Saúde da Família permitindo a reflexão sobre outras formas de cuidado em saúde. DESCRITORES Plantas Medicinais. Doenças crônicas. Atenção Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yokiny Araújo SILVA, UFPB

Acadêmica de Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba. Estudante bolsista do grupo PRO-PET-Estratégia Saúde da Família e Redes, Universidade Federal da Paraíba-2012/2014. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Lariça Cândido SILVA, UFPB

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Estudante bolsista do grupo PRO-PET-Estratégia Saúde da Família e Redes, Universidade Federal da Paraíba-2012/2014. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Maria do Socorro Araújo Serrano OLIVEIRA

Médica, Especialista em Saúde Coletiva, Saúde da Família, Médico da Família e Comunidade e Gestão da Clínica para o SUS. Médica da Estratégia Saúde da Família Nova

Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes PESSOA, UFPB

Cirurgiã Dentista pela Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Assistente do Departamento de Clínica e Odontologia Social da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Tutora do grupo PRO-PET-Estratégia Saúde da Família e Redes. Universidade Federal da Paraíba-2012/2014.

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

SILVA, Y. A., SILVA, L. C., OLIVEIRA, M. do S. A. S., & PESSOA, T. R. R. F. (2014). OS FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA: ATIVIDADE DO PET-SÁUDE COM PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 157–162. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/21027

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)