A UTILIZAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA NO ACOMPANHAMENTO INFANTIL

  • Larissa Guimarães LIMA Universidade de Fortaleza/UNIFOR
  • Caroline Soares NOBRE Universidade Federal da Bahia/UFBA
  • Ana Cristina Martins Uchoa LOPES Universidade de Fortaleza/UNIFOR
  • Karla Maria Carneiro ROLIM Universidade de Fortaleza/UNIFOR
  • Conceição de Maria de ALBUQUERQUE Universidade de Fortaleza/UNIFOR
  • Maria Alix Leite ARAÚJO Universidade de Fortaleza/UNIFOR

Resumo

Introdução: A sociedade brasileira ainda se depara com dificuldades no trato da questão do controle da mortalidade infantil. Entre os mecanismos de controle, destaca-se, neste estudo, a Caderneta de Saúde da Criança, uma ferramenta imprescindível na assistência ao desenvolvimento infantil em consonância com as demandas atuais e as mudanças promovidas a partir de 2005 pelo Ministério da Saúde. Objetivo: Analisar artigos da literatura nacional relativo à relevância da utilização da CSC e seu preenchimento de qualidade. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada na biblioteca virtual BIREME e na base de dados LILACS, SCIELO e BDENF, em publicações com data entre 2005 a 2012, sendo analisados sete artigos que compuseram a amostra dentro dos critérios acatados no estudo. Resultados: Existe predomínio de pesquisas transversais e entre as categorias profissionais que mais publicaram frente à temática foram Enfermagem e Medicina. Houve uniformidade dos estudos diante do despreparo profissional, a carência de orientação à família e o preenchimento insatisfatório das CSC, como os principais achados nos resultados. Conclusão: Há uma precariedade na utilização deste instrumento, motivada pelo perfil dos profissionais da saúde diante da relevância do uso da caderneta, sendo imprescindível ascender capacitações para os mesmos. Ademais, é necessário o desenvolvimento e elaboração de estratégias específicas para aprofundar a identificação das barreiras enfrentadas pelos profissionais da saúde e das famílias diante da utilização da Caderneta de Saúde da Criança. DESCRITORES Saúde Da Criança. Crescimento e Desenvolvimento. Registros de Saúde Pessoal. Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Larissa Guimarães LIMA, Universidade de Fortaleza/UNIFOR
Enfermeira pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Caroline Soares NOBRE, Universidade Federal da Bahia/UFBA
Enfermeira. Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia/UFBA
Ana Cristina Martins Uchoa LOPES, Universidade de Fortaleza/UNIFOR
Enfermeira. Mestranda pela Universidade de Fortaleza/UNIFOR
Karla Maria Carneiro ROLIM, Universidade de Fortaleza/UNIFOR
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Conceição de Maria de ALBUQUERQUE, Universidade de Fortaleza/UNIFOR
Enfermeira. Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza/UNIFOR
Maria Alix Leite ARAÚJO, Universidade de Fortaleza/UNIFOR
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará/UFC
Publicado
2016-06-28
Como Citar
LIMA, L. G., NOBRE, C. S., LOPES, A. C. M. U., ROLIM, K. M. C., ALBUQUERQUE, C. de M. de, & ARAÚJO, M. A. L. (2016). A UTILIZAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA NO ACOMPANHAMENTO INFANTIL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(2), 167-174. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/21266
Seção
Revisão