GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA: UM ENFOQUE NO PAPEL DO ENFERMEIRO

Autores

  • Alessandra Buarque de Albuquerque RIBEIRO
  • Rosane Pereira dos REIS
  • Daniele Gonçalves BEZERRA Universidade Federal de Alagoas e Faculdade Estácio de Alagoas

Resumo

Objetivo: Descrever por meio da literatura científica o papel do enfermeiro na gestão da Saúde Pública, principalmente nos serviços voltados ao programa Saúde da Família. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, realizada no período de dezembro de 2013 a maio de 2014, sendo publicações indexadas na base de dados eletrônicas: Literatura Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library online (SciELO) e da Base de Dados de enfermagem (BDEnf). Utilizando os descritores: gestão pública, sistema de saúde, saúde pública e enfermagem, disponíveis entre os anos de 2007 e 2013. A amostra foi composta por treze publicações. Resultados: Com a análise das publicações, identificou-se que o enfermeiro em saúde pública tem uma ampla visão da realidade, pois o mesmo colabora para a criação de táticas, em busca da resolução de problemas. Conclusão: Os achados desse estudo permitem concluir que o papel do enfermeiro na gestão em saúde publica cresceu, pois o mesmo focaliza nas funções múltiplas, assistenciais, educativas e administrativas dentro de uma visão preventiva. O papel do enfermeiro na Saúde Pública é reconhecido pela competência e habilidade que possui para compreender o ser humano holisticamente, pela integralidade da assistência à saúde e pela capacidade de atender e identificar-se com as necessidades da comunidade. DESCRITORES Gestão Pública; Sistema de Saúde; Saúde Pública; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Buarque de Albuquerque RIBEIRO

Enfermeira pela Faculdade Estácio de Alagoas.

Rosane Pereira dos REIS

Enfermeira, Pós-graduanda em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Faculdade Estácio de Alagoas.

Daniele Gonçalves BEZERRA, Universidade Federal de Alagoas e Faculdade Estácio de Alagoas

Bióloga Licenciada, Mestre em Morfologia Humana e Doutora em Biologia Humana e experimental. Professora de Anatomia e Fisologia Humana da Faculdade Estácio de Alagoas e da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

RIBEIRO, A. B. de A., REIS, R. P. dos, & BEZERRA, D. G. (2016). GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA: UM ENFOQUE NO PAPEL DO ENFERMEIRO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(3), 247–252. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/22126

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)