ESTILO DE VIDA, ATIVIDADE FÍSICA E COEFICIENTE ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS DO INTERIOR DO AMAZONAS-BRASIL

  • Keroléen Jamile Queiroz de SOUSA Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB-UFAM) (Coari-Amazonas-Brasil).
  • Grasiely Faccin BORGES Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB-UFAM) (Coari-Amazonas-Brasil).

Resumo

Introdução: Parece existir uma associação entre hábitos de vida pouco saudáveis, com a redução dos níveis de atividade física habitual e a diminuição da função cognitiva e também desempenho acadêmico de universitários. Objetivo: Verificar a associação entre o perfil do estilo de vida, nível de atividade física com o coeficiente acadêmico dos graduandos em enfermagem do interior do Amazonas-Brasil. Material e métodos: Estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com 51 acadêmicos de enfermagem, com idade média de 23,0±0,23 anos, o índice de massa corporal foi de 23,77±3,96kg/m², estatura de 1,64±0,08m. Os dados foram coletados utilizando um questionário sóciodemográfico, o Questionário Internacional de Atividade Física-IPAQ (versão curta) e o Questionário Estilo de Vida Fantástico. Além da estatística descritiva foi utilizado o teste de Mann-Whitney, correlação de Spearman e Qui-quadrado. Resultados: Os acadêmicos apresentaram um estilo de vida adequado (92,15%), foram classificados como fisicamente ativos (74,50%) e apresentaram um coeficiente acadêmico médio de 7,86±0,58 pontos. Um elevado coeficiente acadêmico apresentou associação com elevados níveis de atividade física e correlação com hábitos de dieta balanceada, sexo seguro e a utilização de cinto de segurança. Conclusões: O nível de atividade física demonstrou ser um fator importante para o desenvolvimento de um estilo de vida saudável e a um bom desempenho acadêmico em universitários. DESCRITORES Estilo de vida. Atividade motora. Baixo Rendimento Escolar.
Publicado
2016-09-13
Como Citar
SOUSA, K. J. Q. de, & BORGES, G. F. (2016). ESTILO DE VIDA, ATIVIDADE FÍSICA E COEFICIENTE ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS DO INTERIOR DO AMAZONAS-BRASIL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(4), 277-284. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/24000
Seção
Pesquisa