RELAÇÕES FAMILIARES E DEPENDÊNCIA QUÍMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Antonio Cleano Mesquita VASCONCELOS Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Lamara Nogueira ARAÚJO Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Layane Gleice Marques PORTO Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Nayana Nayla Vasconcelos ROCHA
  • Eliany Nazaré OLIVEIRA Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Jônia Tírcia Parente Jardim ALBUQUERQUE Universidade Estadual Vale do Acaraú

Resumo

Objetivo: O artigo objetiva buscar na literatura as relações familiares no contexto da dependência química e assim identificá-las como fator de risco ou de proteção, possível causa ou consequência do uso de drogas. Material e métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, onde foi utilizado portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), o qual direciona a busca para as bases de dados, durante o mês de dezembro de 2015. Foram utilizados e cruzados no portal os seguintes descritores: relações familiares e dependência química onde nove artigos foram selecionados para compor a amostra, sendo três da Lilacs, três da BEDENF, e dois da Index Psicologia. Resultados: Aspectos das relações familiares foram identificados como determinantes para a iniciação a uso de drogas: distanciamento dos pais, isolamento, solidão, maus tratos principalmente no público jovem. A dependência química foi identificada como fator preponderante para desestruturação das relações familiares, gerando diversos tipos de transtornos na família, provocando sobrecarga. Conclusão: As relações familiares tanto podem ser causa como consequência do uso indevido de drogas e cabe ao profissional de saúde procurar medidas para sanar esse problema. DESCRITORES Relações Familiares, Dependência Química, Drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cleano Mesquita VASCONCELOS, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Monitor do PET Saúde/Redes de Atenção. Sobral-Ceará.

Lamara Nogueira ARAÚJO, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente do 8ºPeríodo do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Monitora do Pet Saúde/Redes de Atenção. Rua 13 de maio, 77-Centro-CEP 62430-000.Granja-Ceará.

Layane Gleice Marques PORTO, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente do 8ºPeríodo do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Monitora do Pet Saúde/Redes de Atenção. Sobral-Ceará.

Nayana Nayla Vasconcelos ROCHA

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Preceptora do PET Redes de Atenção – Rede Psicossocial. Sobral-Ceará

Eliany Nazaré OLIVEIRA, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Coordenadora do Pet Saúde/Redes de Atenção. Sobral-Ceará.

Jônia Tírcia Parente Jardim ALBUQUERQUE, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Curso de Educação física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tutora do Pet Saúde/Redes de Atenção. Sobral-Ceará

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

VASCONCELOS, A. C. M., ARAÚJO, L. N., PORTO, L. G. M., ROCHA, N. N. V., OLIVEIRA, E. N., & ALBUQUERQUE, J. T. P. J. (2016). RELAÇÕES FAMILIARES E DEPENDÊNCIA QUÍMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(4), 321–326. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/24316

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)