Distribuição espacial e geoprocessamento de pacientes com fissura labiopalatina na cidade de Imperatriz, Maranhão, Brasil

Autores

  • Raurício Vital MENDES Faculdade de Imperatriz (MENDES, R.V.) Acadêmico do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.
  • Letícia Santos COELHO Faculdade de Imperatriz (COELHO, L. S.) Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.
  • Patrícia Figueiredo de MACÊDO Faculdade de Imperatriz (MACÊDO, P. F) Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.
  • Thainá Barroso Pinheiro de SOUZA Faculdade de Imperatriz (SOUZA, T.B.P) Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.
  • Thais Ferreira Claudino SANTOS Faculdade de Imperatriz (SANTOS, T.F.C) Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.
  • Lêonilson GAIÃO Faculdade de Imperatriz (GAIÃO, L.) Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial/PUCRS. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Resumo

Objetivo: Objetivou-se demonstrar a experiência técnica de demarcação espacial e geoprocessamento de pacientes com fissuras labiopalatinas atendidos em um centro de tratamento especializado na cidade de Imperatriz – MA. Metodologia: Este trabalho delineia-se como um estudo epidemiológico descritivo realizado a partir dos prontuários de pacientes atendidos no Centrinho Imperatriz, onde a amostra foi composta por 100 pacientes residentes na cidade. O georreferenciamento e georprocessamento foi desenvolvido em conjunto com os softwares Google Earth®, Google Maps® e ArcView. A análise estatística foi desenvolvida a partir da análise descritiva dos dados realizada no programa IBM SPSS Statistics 20.0®. Resultados: a) Os bairros de maior prevalência de FLP foram o Centro (12%), Nova Imperatriz (11%), Bacurí (9%), Santa Rita (6%). b) A distância média da casa do paciente para a UBS mais próxima foi de 0,84 Km (mínima: 0,13 km, máxima: 7,0 km). c) A distância média da casa do paciente para o Centrinho Imperatriz foi de 3,17 Km (mínima: 0,19; máxima 8,9). Conclusão: Conclui-se que os bairros próximos ao Centrinho Imperatriz tiveram maior prevalência de FLP, sendo a distância média dos domicílios dos pacientes às UBS menor do que para o Centrinho Imperatriz, onde a grande maioria dos pacientes está localizada do lado oeste da cidade. O geoprocessamento pode se tornar um poderoso recurso tecnológico a serviço do planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde no Brasil, especialmente para os pacientes com fissura labiopalatina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raurício Vital MENDES, Faculdade de Imperatriz (MENDES, R.V.) Acadêmico do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Graduando em Odontologia pela Faculdade de Imperatriz - FACIMP; Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA.

Letícia Santos COELHO, Faculdade de Imperatriz (COELHO, L. S.) Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Patrícia Figueiredo de MACÊDO, Faculdade de Imperatriz (MACÊDO, P. F) Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Thainá Barroso Pinheiro de SOUZA, Faculdade de Imperatriz (SOUZA, T.B.P) Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Thais Ferreira Claudino SANTOS, Faculdade de Imperatriz (SANTOS, T.F.C) Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Acadêmica do curso de odontologia. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Lêonilson GAIÃO, Faculdade de Imperatriz (GAIÃO, L.) Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial/PUCRS. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial/PUCRS. Curso de Odontologia. Faculdade de Imperatriz (FACIMP), Imperatriz – MA, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

MENDES, R. V., COELHO, L. S., MACÊDO, P. F. de, SOUZA, T. B. P. de, SANTOS, T. F. C., & GAIÃO, L. (2016). Distribuição espacial e geoprocessamento de pacientes com fissura labiopalatina na cidade de Imperatriz, Maranhão, Brasil. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(4), 261–268. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/24434

Edição

Seção

Pesquisa