PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À INATIVIDADE FÍSICA NO TEMPO LIVRE EM ADULTOS NA CIDADE DE LAURO DE FREITAS-BAHIA-BRASIL

  • Marcela FREITAS Instituto Federal Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Luiz Alberto ALMEIDA Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Francisco PITANGA Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

Objetivo: Identificar a prevalência e os fatores sócio-demográficos associados à inatividade física no tempo livre em adultos na cidade de Lauro de Freitas-Bahia-Brasil. Materiais e Métodos: O desenho foi transversal; para cálculo da amostra considerou o tamanho da população de 138.240 habitantes, prevalência da atividade física de 50%, nível de confiança de 95% de precisão e erro assumido para a prevalência esperada de 5%. Amostra foi constituída de 522 indivíduos com idade ≥ 18 anos, sendo 220 do sexo masculino e 302 do sexo feminino. O instrumento utilizado foi o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), versão longa além de um Questionário de Identificação para a coleta de informações pessoais. Inicialmente, calculou-se a prevalência da inatividade física no tempo livre, em seguida calculou-se a razão de prevalência por fatores sócio-demográficos. Resultado: Observou-se que a prevalência da inatividade física no tempo livre foi de 82,5%, sendo maior nas mulheres com 87% em relação aos homens 76,3%. As pessoas com idade <60 anos, solteiras, com menor nível de escolaridade e classe social D apresentaram-se mais inativas. Conclusão: O estudo mostra alta prevalência de inatividade física no tempo livre em adultos na cidade de Lauro de Freitas, assim como, identifica que pessoas com idade menor que 60 anos, solteiras, com baixos niveis de escolaridade e classe social, apresentam associação com a inatividades física no tempo livre. Sugere-se a implantação de programas de incentivo à prática de atividades físicas aos subgrupos populacionais mais afetados, colaborando desta forma com a saúde pública de Lauro de Freitas. DESCRITORES: Inatividade física. Tempo Livre. Adultos.

Biografia do Autor

Marcela FREITAS, Instituto Federal Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
MARCELA MOTA FREITAS- (FREITAS, Marcela M.). Graduação em Educação Física (UFBA), Mestrado em Educação Física e Desporto (UTAD). Docente do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Departamento de Educação Física, Salvador- Bahia, Brasil.
Luiz Alberto ALMEIDA, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
LUIZ ALBERTO BASTOS DE ALMEIDA (ALMEIDA, L. A. B.) Graduação em Educação Física (UCSAL), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana (UCB – RJ). Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana, Professor Assistente, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NEPAFS), Departamento de Saúde, UEFS, Feira de Santana, Bahia, Brasil.
Francisco PITANGA, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
FRANCISCO JOSÉ GONDIM PITANGA - (Pitanga, FJG). Graduação em Educação Física, Doutorado em Saúde Pública (ISC-UFBA). Docente da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Departamento de Educação Física, Salvador- Bahia, Brasil.
Publicado
2018-03-06
Como Citar
FREITAS, M., ALMEIDA, L. A., & PITANGA, F. (2018). PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À INATIVIDADE FÍSICA NO TEMPO LIVRE EM ADULTOS NA CIDADE DE LAURO DE FREITAS-BAHIA-BRASIL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(1), 27-36. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n1.24885
Seção
Pesquisa