PERFIL DE PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS ATENDIDOS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO DE CANDEIAS - BAHIA

Autores

  • Lígia Souza da CRUZ Estudante de Pós-graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Daniela Cordeiro do CARMO Estudante de Pós-graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Dalva Maria Santana do SACRAMENTO Estudante de Pós-graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Michele Santana Pacheco de ALMEIDA Pedagoga. Tutora do curso de Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Helson Freitas da SILVEIRA Médico Veterinário. Mestrando em Ciências Morfofuncionais pela Universidade Federal do Ceará. Tutor do curso de Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Howard Lopes RIBEIRO JUNIOR Biólogo. Mestre e Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Professor-Pesquisador II do curso de Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

Resumo

Objetivo: Descrever o conjunto de características clínicas e sociodemográficas dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) do município de Candeias, na Bahia. Material e Métodos: A população do estudo constituiu-se de 71 usuários de ambos os sexos, cadastrados no serviço, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. Utilizou-se formulário próprio para a coleta de dados secundários contidos nos prontuários analisados. As variáveis pesquisadas formam o perfil dos pacientes com transtornos mentais do município, tendo como características sociodemográficas investigadas: idade, sexo, etnia, escolaridade, religião, naturalidade e aspectos clínicos a partir dos diagnósticos apresentados de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), o uso de medicações e as terapias frequentadas pelos usuários. Resultados: Na presente pesquisa, foram caracterizados 71 pacientes diagnosticados com doença mental, acerca de aspectos sociodemográficos, clínicos e terapêuticos, assistidos no CAPS II de Candeias. Conclusão: A população usuária do CAPS II da cidade de Candeias, estado da Bahia, é composta predominantemente de pacientes do sexo feminino, com idade média na faixa de 30 a 39 anos, seguidores da religião católica, com etnia predominante de pardos, com ensino fundamental completo, com naturalidade da cidade de Candeias e diagnosticados predominantemente com patologias mentais relacionadas ao CID F20 – F29 correspondente da esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes para ambos os sexos. DESCRITORES Saúde Mental. Serviços de Saúde Mental. Sistemas Computadorizados de Registros Médicos. Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Howard Lopes RIBEIRO JUNIOR, Biólogo. Mestre e Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Professor-Pesquisador II do curso de Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2010), Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2014) e Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é aluno de Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará e de Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará, Servidor Federal da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e Professor-Pesquisador II (Bolsista) do curso de de Especialização em Gestão em Saúde (UNILAB/UAB/CAPES). Possui experiência em estudos com foco no papel dos genes de reparo em danos no DNA em Síndrome Mielodisplásica, especialmente os direcionados a estudos de polimorfismos e expressão gênica.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Como Citar

CRUZ, L. S. da, CARMO, D. C. do, SACRAMENTO, D. M. S. do, ALMEIDA, M. S. P. de, SILVEIRA, H. F. da, & RIBEIRO JUNIOR, H. L. (2016). PERFIL DE PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS ATENDIDOS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO DE CANDEIAS - BAHIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(2), 93–98. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/24886

Edição

Seção

Pesquisa