ASSOCIAÇÃO ENTRE CONSUMO ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Resumo
Objetivo: analisar a associação entre consumo alimentar e estado nutricional em Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Material e Métodos: estudo transversal e quantitativo realizado nas 40 Unidades de Saúde da Família pertencentes ao Distrito Sanitário II, em João Pessoa-PB, com 163 ACS selecionados por conveniência. Os participantes responderam a um questionário semiestruturado, contemplando dados sociodemográficos e Questionário de Frequência de Consumo Alimentar (QFCA). Para avaliar o estado nutricional foi realizada a antropometria. Os dados obtidos foram analisados por meio do programa estatístico SPSS Statistics, versão 21.0, onde se utilizou o Teste Exato de Fisher para comparar a frequência de consumo alimentar segundo o estado nutricional e nas demais relações empregou-se o teste do qui-quadrado. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: evidenciou-se a prevalência de sobrepeso (37,4%) e obesidade (33,7%) entre os participantes, além de risco elevado (20,9%) e muito elevado (44,2%) para doenças cardiovasculares, estatisticamente relacionados ao sexo feminino (p= 0,028). Quanto ao consumo alimentar, encontrou-se um consumo regular de leguminosas, cereais, carnes e ovos, frituras e embutidos, e doces e refrigerantes, e não regular de hortaliças e leite e derivados. O consumo não regular de frutas foi maior no grupo com excesso de peso (84,5%). Conclusão: verificou-se no estudo práticas alimentares inadequadas que podem contribuir na prevalência de excesso de peso e obesidade abdominal entre os sujeitos da pesquisa. DESCRITORES: Agentes Comunitários de Saúde. Estado Nutricional. Consumo Alimentar.
Publicado
2017-06-26
Como Citar
BARBOSA, A. M., & LACERDA, D. A. L. de. (2017). ASSOCIAÇÃO ENTRE CONSUMO ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(3), 189-196. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n3.25321
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)